Se o desempenho não impressionava, os dotes dinâmicos do 190 eram muito bons, pela opção da Mercedes pela tração traseira com avançada suspensão multibraço
Para ler
Mercedes 190 - 1983-1993 - Limited Edition Extra - por R. M. Clarke, editora Brooklands Books. O principal livro sobre o 190 é a compilação de matérias por Clarke, extraídas de publicações da época em que ele era produzido. São testes, comparativos, dados técnicos e guias de compra em 140 páginas em inglês. Estão cobertas todas as versões de fábrica e nem mesmo a preparada AMG de 3,2 litros foi esquecida.
 

Após as versões iniciais de 2,0 litros a gasolina com e sem injeção, a Mercedes ampliava a gama com o 190 D a diesel de mesma cilindrada

O "baby Benz", como logo foi apelidado, era produzido na unidade de Sindelfingen desde o início, mas um ano depois a fábrica de Bremen complementava o processo cuidando de parte dos componentes, como portas, capô e tanque de combustível. Motores, transmissões e eixos eram enviados de Untertürkheim, e o sistema de direção, de Düsseldorf.

As duas primeiras versões da linha eram a 190 básica e a 190 E, letra que indicava o uso de injeção eletrônica (Einspritzung, em alemão). O motor de quatro cilindros e 2,0 litros, com comando de válvulas no cabeçote, vinha do modelo 200 lançado em 1980. Desenvolvia potência de 90 cv e torque de 16,8 m.kgf com carburador e 122 cv/18,2 m.kgf com injeção, esta suficiente para velocidade máxima de 195 km/h. O câmbio, sempre manual, tinha apenas quatro marchas no básico e cinco na versão E. De certa forma na contramão das tendências, a Mercedes manteve-se fiel à tração traseira no novo sedã, em vez de adotar o esquema tudo-à-frente como vários fabricantes na época. A marca justificava-se por duas razões: uma, que a tradicional concepção facilitava o uso de motores maiores, ao ampliar o espaço disponível no cofre; e outra, que a separação de funções entre rodas dianteiras (direção) e traseiras (tração) beneficiava o comportamento dinâmico.

Comportamento que contava no 190 com uma inovação: a suspensão traseira independente do tipo multibraço, composta de cinco braços de cada lado para melhor posicionamento das rodas mesmo em situações críticas, como uma curva de alta velocidade com carga máxima. Já a dianteira era independente por braços sobrepostos (saiba mais sobre suspensões). A Mercedes destacava ainda a redução de peso obtida pelo emprego de aço de alta resistência
o 190 básico acusava na balança 1.180 kg sem prejuízo da resistência em colisões. Também pela segurança havia opção de freios com sistema antitravamento (ABS), bolsa inflável para o motorista e pretensionador de ambos os cintos dianteiros. E mesmo os freios traseiros eram a disco de série.

Pelas características e faixa de preço, o 190 competia diretamente com as versões superiores dos também alemães Audi 80 e BMW Série 3. Outras marcas, sem o mesmo prestígio, ofereciam modelos maiores e mais bem-equipados em sua faixa de valores, o que passava pelos compatriotas Opel Rekord (mais tarde substituído pelo Omega), Ford Taunus (depois Scorpio) e Volkswagen Passat; os franceses Citroën CX, Peugeot 505 e Renault 20 (depois 25); os suecos Saab 900 e Volvo 240 e o japonês Honda Accord. Anos mais tarde estreavam os italianos Lancia Thema e Alfa Romeo 164.

No fim de 1983 aparecia a versão 190 D, a diesel, com motor de quatro cilindros, 2,0 litros e aspiração natural, que rendia 72 cv e 12,6 m.kgf. Fabricante do primeiro carro de produção movido a esse combustível, o 260 D de 1936, a Mercedes sempre se notabilizou por tais motores, cuja robustez e economia fizeram da marca uma predileta por taxistas dos quatro cantos do mundo. No caso do 190, a eficiente absorção de ruídos por um sistema de "envelopamento" resultava em funcionamento bem mais silencioso que o habitual na época. Continua

Em escala
Adeptos de miniaturas na escala 1:18 encontram uma boa reprodução do 190 E 2.3-16: a da AutoArt, na cor preta com interior marrom (à esquerda). Do motor aos instrumentos do painel, seu nível de detalhamento é bom. A Minichamps dedicou-se a versões de corrida, como o 190 E 2.3-16 branco do DTM de 1988, o 2.5-16 Evolution II preto de 1990 (à direita) e o branco do DTM de 1992 (centro). Todos vêm na escala 1:43, na qual a marca é especialista.
Nas telas
O 190 aparece em grande número de filmes, boa parte deles alemã. Versões convencionais na primeira série estão, por exemplo, na comédia Honeymoon Academy (EUA, 1990), no policial Amor à Prova de Balas (Le dernier gang, França, 2007) e no romance Um Homem e Uma Mulher - 20 Anos Depois (Un Homme et une Femme, 20 ans déjà, França, 1986), todos os carros na cor preta. Outro surge no policial Out for a Kill (EUA, 2003). Um táxi amarelo dessa época está no filme de ação Fora de Rumo (Derailed, EUA, 2005). O 190 também é visto em vários episódios da série de TV alemã Alarm für Cobra 11 - Die Autobahnpolizei, transmitida desde 1996 até hoje. Nem sempre termina-os intacto, como mostra a foto.

Modelos posteriores estão no drama holandês Um Presente para Winky (Het Paard van Sinterklaas, 2005), na cor vinho; no filme de ação norte-americano Out for Blood (1993), em azul claro; e na ação alemã Confronto Final (The Mechanik, 2005), em preto. Há também um vinho na ação A Irmandade (The Order, 2001) e um cinza em Frostbiten (2006), filme sueco que associa terror e comédia.

Um 190 E 2.3-16 branco de competição, que correu em 1988 na prova australiana Bathurst 1000, está em ação (com direito a capotagem) no documentário Classic Bathurst Crashes, de 2001. Há também versões personalizadas nas telas. O filme russo Turbinados (Stritreysery, 2008) mostra um 190 E amarelo um tanto modificado, enquanto a comédia inglesa Freiras em Fuga (Nuns on the Run, 1990) traz um vermelho com acessórios Zender. E o original A Identidade Bourne (The Bourne Identity, EUA, 1988), feito para a TV, mostra um raro 190 conversível vermelho, obra de alguma empresa de transformação. O filme seria refilmado em 2002 para o cinema.
Fora de Rumo Alarm für Cobra 11
Confronto Final A Irmandade
A Identidade Bourne Turbinados

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