Eixo rígido, de torção,
braço arrastado, semi-arrastado, suspensão McPherson, multibraço: por
mais que o leitor do BCWS esteja familiarizado a esses termos,
não são todos os que compreendem claramente como é e como funciona cada
um desses tipos de suspensão. Foi para esclarecer isso que esta
explanação foi preparada.
A função mais óbvia da suspensão é evitar que as irregularidades do piso
sejam transmitidas para o veículo, numa primeira fase, e para os
ocupantes numa segunda, providência tomada antes mesmo de o automóvel
existir. Mas há outra tarefa não menos importante: conservar as rodas em
posição favorável nas curvas e em contato com o solo diante de toda
espécie de oscilação causada por irregularidade, por menor que seja.
São essas duas finalidades que justificam todo o desenvolvimento
ocorrido na suspensão, desde que o homem começou a substituir os cavalos
por motores e os veículos passaram a andar bem mas rápido.
A suspensão tem esse nome porque nas carruagens a cavalo mais luxuosas a
carroceria ficava literalmente suspensa entre os eixos. Era a maneira de
conseguir o máximo conforto. Não ficava portanto sobre os eixos, como
nas carroças de carga e nos automóveis. Toda suspensão possui elementos
de ligação e elementos elásticos, nesse caso as molas. |
Elas funcionam no
princípio de deformação elástica dos materiais, isto é: quando
submetidas a uma força se deformam e, cessada a força, retornam ao
tamanho inicial. Nisso diferem da deformação plástica, em que o material
não volta às dimensões originais.

No Polo (no alto) e na Zafira, os
conceitos mais comuns no Brasil: McPherson na dianteira, eixo de torção
na traseira
Existe uma variedade enorme de sistemas que reúnem os elementos de
ligação. Estes elementos têm a finalidade de ligar cada uma das rodas a
um ponto da estrutura — comumente chamado de chassi, mesmo que ele faça
corpo único com a carroceria. Chassi é um dado virtual, portanto, e
assim será chamado nesse texto, ainda que um exemplo citado de carro, ou
a maioria deles, tenha carroceria
monobloco. Continua |