Prazer sobre rodas

Quem procurava alternativa a BMW e Audi tinha no Alfa Romeo 164
conforto, potentes motores e comportamento irrepreensível

Texto: Thiago Mariz - Fotos: divulgação

Linhas retas de grande elegância formavam o desenho do 164, em que o vinco lateral se estendia até as lanternas longas e de perfil baixo

O interior espaçoso e bem-acabado trazia itens de conforto avançados; a plataforma e um dos motores eram compartilhados com Fiat e Lancia

É inegável a história gloriosa da italiana Alfa Romeo. Sua semente começou a germinar ainda em 1907 quando um aristocrata de Milão, Cavaliere Ugo Stella, se uniu a um fabricante francês, Alexandre Darracq, dando origem à Darracq Italiana, marca que produzia veículos em Nápoles. Três anos depois a parceria acabava e Stella, com financiamento de investidores de seu país, fundava a Anonima Lombarda Fabbrica Automobili, ou simplesmente Alfa. Somente em 1920 o nome da empresa passaria ao que conhecemos hoje com o controle total da companhia nas mãos de Nicola Romeo.

Bem cuidada, essa planta germinou e rendeu ótimos frutos que encontraram terreno fértil para criar a fama de potentes e charmosos. Mas nem só de esportivos e grã-turismos viveu a Alfa Romeo. Desde o pioneiro 1900, passando pelos grandes 2000 e 2600 da mesma década de 1950 (que deram origem ao primeiro Alfa brasileiro, o FNM 2000 "JK"), houve espaço para aqueles que apreciavam amplos e tradicionais sedãs com boa dose de temperamento latino. Um dos representantes dessa linhagem aparecia em 1987, para suceder ao Alfa 6, com a denominação 164.

O novo sedã da marca do trevo de quatro folhas era uma aposta alta; a Alfa jogava com gente grande. Esse modelo deveria competir com a estirpe européia de Audi 100, BMW Série 5, Ford Scorpio, Opel Omega e Renault 25, além de Citroën XM e Peugeot 605, lançados pouco mais tarde. Desenhado nos estúdios de Pininfarina, o carro começou a ser projetado em 1984 e muitas unidades travestidas de Alfa Giulietta (as chamadas mulas) serviram de disfarce durante os milhares de quilômetros em testes.

Apresentado ao público no Salão de Frankfurt de 1987, era o último Alfa projetado antes da aquisição da empresa pela Fiat, efetivada no ano anterior. No entanto, já não era um projeto independente: chamada de Tipo 4, sua plataforma também servia aos italianos Fiat Croma (carro de topo da marca na época) e Lancia Thema e ao sueco Saab 9000, embora cada modelo tivesse a própria carroceria. O 164 foi o último a chegar ao mercado e teve um desenho mais aerodinâmico que o dos outros três.

Era também o primeiro grande carro da marca com tração dianteira, o que causaria estranheza aos alfistas ortodoxos. A mudança de rodas motrizes havia começado nos anos 70 com o Alfasud e seguido com o 33 da década seguinte, mas os médios 75 e 90 ainda mantinham o clássico esquema de tração atrás. Mesmo não agradando a todos, o 164 era uma aposta grandiosa da Alfa para trazer novamente o prestígio que os italianos vivenciaram nos anos 70.

O sedã médio-grande tinha estilo e era bonito. Os alfistas mais inflamados veriam até traços e ideias oriundos do Ferrari Testarossa — outra obra da empresa de Sergio Pininfarina — transmutados para o corpo de um sedã, como o estilo dos faróis e saias do parachoque dianteiro, além dos vincos nas molduras laterais, que eles relacionam às tomadas de ar do superesportivo. Com 4,55 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,30 m de altura e entre-eixos de 2,66 m, o 164 era elegante e seu coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,30, muito bom até nos dias de hoje, colaborava para o consumo comedido. Continua

Para ler
Alfa Romeo Berlinas (Saloons/Sedans) - por John Tipler, editora Veloce Publishing. Carros esportivos são mais chamativos e emocionais, por isso a maior quantidade de produtos sobre o tema. Mas John Tipler mostra em seu livro que os sedãs da Alfa Romeo têm muita história para contar. São 192 páginas com os mais importantes sedãs da marca italiana, aí incluídos os 1900 Berlina/TI, Giulietta Berlina, 2000/2600, Alfasud e o 164. Keith Martin on Collecting Alfa Romeo - por Keith Martin, editora Motorbooks. O jornalista da revista Sports Car Market traz em 112 páginas um apanhado de suas experiências em artigos sobre automóveis da Alfa Romeo. Martin passeia pelas épocas. Além do 164, ele faz um apanhado de clássicos da marca, como os Spiders dos anos 60, os pré-guerra 6C e 8C, os famosos Giulia, Giulietta, Sprint, versões Zagato e muito mais.

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 28/2/09

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade