A dupla milanesa de sucesso
As
versões sedã e cupê do Giulia, incluindo o esportivo GTA, |
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A Anonima Lombarda Fabrica Automobili, ou Alfa Romeo, sempre foi um
tradicional fabricante de carros rápidos, bonitos e apaixonantes. E um
orgulho para os italianos. Fundada em 1906 pelo francês Alexandre
Darracq, um construtor de carros de corridas, em 1914 começou a ser
dirigida por Nicola Romeo. No começo da década de 1950 iniciava-se a
retomada para muitas empresas européias, que ou foram muito danificadas
pela Segunda Guerra Mundial ou tiveram suas instalações destinadas a
outros fins que não os automóveis. No caso da Alfa Romeo, nessa época
sombria para o velho continente sua produção foi dedicada a motores de
aviões e tanques de guerra. |
O sedã quatro-portas foi o primeiro modelo da linha Giulia, aqui na versão TI de 1,3 litro: linhas equilibradas e tecnologia das pistas nos motores |
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Em
1959 já rodavam os primeiros protótipos, que denunciavam as futuras
linhas. Maquetes na escala 1:18 eram trabalhadas em gesso e, no túnel
de vento, serviam a testes aerodinâmicos. Nos laboratórios eram
realizados diversos ensaios. No caso do motor, foi submetido à rotação
máxima por longo tempo, como se fizesse uma viagem de Nápoles a Milão,
cerca de 850 quilômetros. As rodas foram testadas simulando a curva de
Lesmo, no autódromo de Monza, 20.000 vezes a 120 km/h. A carroceria
era submetida, em câmeras especiais, a temperaturas que variavam de
30°C negativos a 60°C. |
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Quatro faróis circulares, o escudo na grade, motor de duplo comando, câmbio de cinco marchas: na versão TI, o Giulia mostrava-se um legítimo Alfa Romeo |
Finalmente, em 1962, era iniciada a linha Giulia. O sedã de quatro portas tinha estilo interessante, moderno e equilibrado. Com três volumes bem definidos, media 4,14 metros de comprimento e pesava 980 kg em sua versão básica. Na frente a grade cromada tinha o famoso escudo identificador da marca e faróis circulares. Os limpadores de pára-brisa usavam hastes opostas (como em muitas minivans de hoje), de modo a obter boa varredura nas extremidades superiores do vidro. A traseira era levemente truncada. Familiar, transportava com relativo conforto cinco pessoas. Com correto acabamento e bom gosto nos materiais, a empresa fazia bela combinação de cores no interior, tornando-o muito aconchegante. Um exemplar de cor externa verde poderia vir com os revestimentos em marrom, por exemplo. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 4/3/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |