O renascer de um coração
Peça essencial para
reerguer a Alfa Romeo no pós-guerra, |
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A
Europa foi muito afetada em todos os sentidos com a Segunda Guerra
Mundial. Países como Itália, França, Alemanha e Inglaterra viveram
bombardeios, que mataram pessoas e destruíram indústrias. Não foi num
piscar de olhos que elas se refizeram, mas homens com vontade e muito
ímpeto conseguiram reerguer paredes, estruturas e colocar as máquinas
para funcionar outra vez. Linhas de montagem destruídas foram refeitas.
Foi o caso da fábrica da Alfa Romeo em Portello, na Itália, bombardeada
em 1944. |
O sedã 1900, ao lado, marcou a estréia da Alfa em um segmento mais acessível; com base em sua plataforma vieram belas variações, como o Super Sprint da Touring, no alto |
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De
frente, a grade famosa em forma de coração era o destaque.
Perpendicular a ela havia mais duas de formas semelhantes. Nas
extremidades vinham dois faróis circulares e, abaixo deles, pequenas
luzes de direção. Os pára-choques de desenho simples eram cromados.
Visto de lado adotava a frente estilo Ponton e as linhas eram
equilibradas. Não havia friso lateral e os vidros dianteiros não
tinham quebra-ventos. Media 4,48 metros de comprimento, 1,60 m de
largura, 1,48 m de altura e 2,63 m entre eixos. Seu peso era de
1.100 kg. Os concorrentes na Itália eram o Fiat
1900 e o Lancia Aurelia. |
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Primeiro Alfa com estrutura monobloco, o 1900 usava um motor robusto e de bom desempenho, com duplo comando de válvulas e potência inicial de 80 cv |
A robustez deste motor era tão notável que equipou também o jipe Matta, mas com potência reduzida. Também estava presente no exótico carro-conceito Disco Volante. A caixa de quatro marchas tinha a alavanca na coluna de direção, a tração era traseira e a velocidade máxima ficava em 150 km/h. A suspensão dianteira do sedã era independente com braços sobrepostos. Atrás tinha eixo rígido e barras Panhard e, em ambos os eixos, molas helicoidais. Era um sedã estável e confortável ao mesmo tempo. Usava pneus na medida 165-400 (aro em milímetros, o equivalente a 15,7 pol) e freios a tambor. Continua |
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