O acesso ao cuore sportivo
Depois do Alfasud, o 33
representou o primeiro passo a |
|
|
Carros médio-pequenos nunca foram a especialidade da Alfa Romeo, mas se
tornaram necessários em sua linha desde a primeira crise do petróleo, em
1973, quando a economia de combustível ganhou importância nas decisões
de compra. Por esse ângulo, o lançamento do
Alfasud — um dois-volumes de 3,89 metros de comprimento e tração
dianteira — no fim de 1971 havia sido bastante oportuno, apesar da
rejeição que suas características causaram entre os "alfistas"
tradicionais. |
A nova carroceria de linhas atuais "vestia" a plataforma e a mecânica aproveitadas do Alfasud; acima, a versão com tração integral temporária |
![]() |
Apresentado em 1983, o Alfa 33 resgatava a denominação de um sucesso
das pistas: o Tipo 33, que competiu de 1967 a 1977 em campeonatos de
protótipos esporte, com motores de oito e 12 cilindros. Aquele carro
chegou a ter uma versão de rua, o 33 Stradale, com um compacto V8 de
2,0 litros e apenas 18 unidades construídas entre 1967 e 1971. A
proposta do novo 33, porém, era bem outra, mais interessada em
pequenas dimensões e preço mais acessível que o dos demais modelos da
marca. |
![]() |
A versão Quadrofoglio Oro tinha volante de madeira e outros acessórios, mas foi com o Quadrifoglio Verde que o 33 começou a ganhar desempenho |
Como o Alfasud, o 33 tinha tração dianteira e motor de quatro cilindros opostos (boxer) longitudinal. De início eram oferecidos os de 1.351 e 1.490 cm³, com carburador único e potência de 79 e 84 cv, na ordem. A suspensão dianteira McPherson e a traseira com eixo rígido e articulações Watt eram as mesmas do antecessor, mas nos freios havia simplificações: os da frente não eram mais internos (juntos ao diferencial) e os posteriores a disco davam lugar a tambores, medida de economia que não agradou. Toda a linha usava câmbio manual de cinco marchas e era produzida na fábrica de Pomigliano d'Arco, no sul da Itália, como o Alfasud. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 11/12/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |