O modelo 1984 vinha com opção de tração integral temporária, desenvolvida em parceria com a japonesa Subaru e voltada ao uso em inverno rigoroso — não a obter o comportamento esportivo de um carro de tração traseira, o que só poderia ser obtido com um sistema permanente, que veremos depois. Surgia também a perua da linha, a Giardinetta, com estilo mais equilibrado que na derivada do Alfasud graças ao desenho de Pininfarina. A tração nas quatro rodas podia ser aplicada a ela. |
A Giardinetta (mais tarde renomeada Sportwagon) conseguia estilo mais harmonioso que o da antecessora, um mérito do estúdio Pininfarina |
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O
33 não demorou a ganhar o cuore sportivo, o "coração esportivo" da
Alfa, uma alusão a seu temperamento. Ainda em 1984 era lançada a
versão Quadrifoglio Verde, com o motor de 1,5 litro otimizado para
render 105 cv a 6.000 rpm e capaz de levá-lo à máxima de 185 km/h.
Rodas de alumínio esportivas e pára-choques na cor da carroceria
contribuíam para sua identificação visual. O Alfasud saía de produção
e surgia o 33 1.3 S, com dois carburadores e 86 cv. A marca ainda
precisava resolver, porém, alguns defeitos crônicos: acabamento de
baixa qualidade, falhas do sistema elétrico, consumo elevado e
vulnerabilidade à corrosão — esta comum a diversos italianos na época. |
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O Quadrifoglio Verde 1987: motor de 1,7 litro a injeção, com 117 cv, e retoques de estilo |
Ainda que atualizado na mecânica, o 33 sentia o peso dos anos com a
chegada de concorrentes como os novos Kadett (1984) e Escort (1985),
Renault 19 e Fiat Tipo (1988).
Assim, a Alfa concentrou na aparência as novidades da terceira série,
lançada para 1990. O 33 tornava-se bem mais atraente com as amplas
mudanças, inspiradas no sedã 164 de dois anos antes. A frente estava
inclinada para trás e recebia faróis em formato de trapézio. Na
traseira, o destaque eram as lanternas de perfil baixo e em posição
alta, que ligavam um lado a outro. |
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As últimas alterações estéticas do 33, para 1990, deixavam-no mais parecido ao sedã 164 com lanternas traseiras altas; com motor 1,7 16V de 133 cv, o esportivo chegava a 210 km/h |
Além das versões 16V e Quadrifoglio Verde 16V, o novo motor podia
equipar a Sportwagon (novo nome da Giardinetta) e o hatch Permanent 4
— com tração integral permanente, dotada de repartição eletrônica de
torque —, que em 1994 seria renomeado Q4. O cuore sportivo
instalava-se em definitivo na linha 33. As séries especiais Feeling,
Hit e Imola foram as últimas novidades da linha, em que a terceira
associava o motor 1,3 com injeção ao pacote visual do Quadrifoglio
Verde: rodas esportivas, defletores, bancos especiais. |
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