| Japonês, naturalizado americano 
         Depois do êxito do 
        Civic, a Honda investiu em um modelo | |
| 
 Se o leitor pensar em um 
        símbolo da invasão japonesa ao mercado de automóveis dos Estados Unidos, 
        há grande chance de chegar ao Honda Accord. Nas últimas quase três 
        décadas, o sedã médio-grande da marca fundada em 1948 por Soichiro Honda 
        conquistou uma crescente legião de adeptos, assumiu a liderança de 
        vendas entre carros de passeio naquele país e ganhou cidadania 
        americana, ao passar a ser fabricado localmente. | 
| O primeiro Accord em nada se parece com o atual: era um hatch de três portas, com apenas 4,1 metros de comprimento e motor 1,6-litro de 68 cv |  | 
| Mas era difícil 
          convencer parte do público, habituada a automóveis grandes, a fazer 
          tamanha concessão. Um carro maior que partilhasse as qualidades 
          daqueles modelos pequenos seria perfeito — e assim chegava aos EUA o 
          Accord, em 1976, no mesmo ano de seu lançamento no Japão. Como sua 
          carreira na América é mais relevante que no próprio país de origem, é 
          nessa versão o foco deste artigo (leia nos boxes sobre os modelos 
          japonês e europeu). | 
|  |  | 
| Já em 1979 o modelo começava a crescer: chegava o sedã de quatro portas O motor de 1,6 litro desenvolvia modestos 68 cv e, graças à tecnologia CVCC, não precisava de catalisador nem do uso de gasolina sem chumbo para atender às normas de emissões poluentes dos EUA. Disponível no Civic desde o ano anterior, o CVCC (Controlled Vortex Combustion Chamber, câmara de combustão com turbilhonamento controlado) consistia em um projeto de cabeçote para favorecer a queima da mistura ar-combustível. Continua | 
| Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 20/3/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |