O sucesso que veio da Suécia
Com o estilo típico da
marca e bons dotes mecânicos, |
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Produzir automóveis não estava nos planos da Saab, a Svenska Aeroplan
Aktiebolaget ou Companhia Aeronáutica Sueca, ao ser fundada em 1937. Seu
propósito era construir aviões, uma atividade que lhe seria benéfica
pouco depois, com o advento da Segunda Guerra Mundial. Pouco antes de
encerrado o conflito, porém, a empresa partia para o ramo de veículos
terrestres. |
O 900 ao nascer, em 1979: linhas discretas, três ou cinco portas e soluções inovadoras, como o filtro do ar admitido para o interior |
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Sucessor do sedã 99 lançado 10 anos antes, o novo Saab não
revolucionava em estilo: era um sedã de dois volumes, com três ou
cinco portas, linhas retas e um pára-brisa envolvente e próximo da
vertical, que chama a atenção em seu desenho até que aerodinâmico (Cx
0,41, bom para a época). Embora aproveitasse cerca de metade dos
componentes do antecessor, era nada menos que 32 centímetros mais
longo (4,74 metros) e tinha maior distância entre eixos (2,51 m, ainda
um tanto curta para seu tamanho). Pesava 1.215 kg na versão básica. |
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Por dentro, cuidados para o fácil acesso do motorista aos comandos e o peculiar miolo de ignição no console. A versão Turbo incluía bancos e decoração esportivos |
Àquele momento a Saab já acumulava um histórico respeitável de primazias, como o desenho aerodinâmico ainda na década de 1940, o duplo circuito de freios em diagonal (1964) e os lavadores e limpadores de farol (início dos anos 70), estes mais tarde exigidos pela legislação sueca. Com o 900 vinha mais um: um filtro de poeira e pólen, aplicado aos carros sem ar-condicionado, para que o interior estivesse livre desses potenciais causadores de alergias. Continua |
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