Esportividade à moda sueca
A
conservadora Saab teve seus momentos de ousadia |
Poucos anos após iniciar
a fabricação de automóveis com o modelo 92 (leia
história), em 1950, a sueca Saab percebia que precisava de um carro
esporte para ingressar no crescente setor de competições. O projeto do
engenheiro Rolf Mellde foi aprovado, mas teve de ser conduzido nas horas
vagas dos funcionários, porque a produção tomava-lhes o tempo integral
na indústria. |
O primeiro Sonett: um atraente conversível de dois lugares, idealizado para competição, que teve apenas seis unidades construídas |
Construído com chassi
de metal leve e carroceria de plástico reforçado com fibra-de-vidro, o
carro era bastante leve, cerca de 500 kg. Só mesmo assim para obter
bom desempenho da modesta mecânica disponível: o pequeno motor, tomado
emprestado do Saab 93, tinha três cilindros, dois tempos, 748 cm3 de
cilindrada e 57,5 cv de potência. |
Embora até lembrasse o Porsche 550 Spyder deste ângulo, o Sonett I era peculiar na mecânica: três cilindros, dois tempos, roda-livre e tração dianteira -- como num DKW |
Apesar da improvisação, o Sonett provou bom desempenho: em uma prova de velocidade máxima, obteve 159,4 km/h de média no quilômetro lançado. A suspensão traseira ainda era de eixo rígido, mas o carro já usava pneus sem câmara. Embora apenas seis unidades tenham sido construídas, a Saab não abandonou a idéia. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 17/6/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |