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Esportividade à moda sueca

A conservadora Saab teve seus momentos de ousadia
no Sonett, carro esporte produzido em três gerações

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Poucos anos após iniciar a fabricação de automóveis com o modelo 92 (leia história), em 1950, a sueca Saab percebia que precisava de um carro esporte para ingressar no crescente setor de competições. O projeto do engenheiro Rolf Mellde foi aprovado, mas teve de ser conduzido nas horas vagas dos funcionários, porque a produção tomava-lhes o tempo integral na indústria.

Em 1956 era apresentado no Salão de Estocolmo o Sonett Super Sport, ou Saab 94. O nome Sonett, embora pareça "soneto", é uma expressão em sueco que significa "que bonito". O conversível de dois lugares tinha linhas esportivas e agradáveis, bem diferentes das estranhas formas que dominavam os sedãs da marca na época. O desenho era de um puro roadster, com os ocupantes sentados quase sobre o banco traseiro e um capô relativamente longo, que destacava os faróis circulares.

O primeiro Sonett: um atraente conversível de dois lugares, idealizado para competição, que teve apenas seis unidades construídas

Construído com chassi de metal leve e carroceria de plástico reforçado com fibra-de-vidro, o carro era bastante leve, cerca de 500 kg. Só mesmo assim para obter bom desempenho da modesta mecânica disponível: o pequeno motor, tomado emprestado do Saab 93, tinha três cilindros, dois tempos, 748 cm3 de cilindrada e 57,5 cv de potência.

Curiosamente, a caixa de câmbio de três marchas (dotada de roda-livre, como nos DKWs, e com tração dianteira) teve de ser montada à frente do motor, e não atrás como é usual. Com isso, foi necessário inverter o funcionamento do propulsor — possível nesses dois-tempos tão simples —, sem o que haveria três marchas à ré e apenas uma à frente...

Embora até lembrasse o Porsche 550 Spyder deste ângulo, o Sonett I era peculiar na mecânica: três cilindros, dois tempos, roda-livre e tração dianteira -- como num DKW

Apesar da improvisação, o Sonett provou bom desempenho: em uma prova de velocidade máxima, obteve 159,4 km/h de média no quilômetro lançado. A suspensão traseira ainda era de eixo rígido, mas o carro já usava pneus sem câmara. Embora apenas seis unidades tenham sido construídas, a Saab não abandonou a idéia. Continua

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Data de publicação: 17/6/03

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