|
Dez anos depois surgia o Sonett II, baseado no carro-conceito MFI 13, ou Saab 97, apresentado em 1965. O novo esporte era um cupê compacto de linhas estranhas, com uma capota mais alta do que o conjunto exigiria para uma aparência harmoniosa. Interessante era a abertura do capô, levando junto os pára-lamas, rara em modelos deste porte. Na traseira, o destaque era o vidro amplo e envolvente, que porém não se abria. |
| O Sonett II (aqui e na foto que abre este artigo) adotava um perfil diferente, com teto rígido e amplo vidro traseiro; o motor V4 chegava pouco depois |
![]() |
|
A mecânica do Saab Monte
Carlo, com motor dois-tempos de três cilindros, 841 cm3, três
carburadores e 60 cv, o levava a 150 km/h, mas não durou muito. Após
somente 258 unidades, a marca adotava o V4 a quatro tempos do 96, de 1,5
litro e 65 cv, além de freios dianteiros a disco. A velocidade máxima
passava a 160 km/h e, curioso, era mantida a roda-livre. Com ele, 1.610
Sonetts II chegaram ao mercado. |
![]() |
Para adequar a carroceria ao novo motor, a Saab lançava em 1970 o Sonett III: pelo desequilíbrio de linhas, talvez devesse ter mantido o anterior... |
|
Introduzido em 1970, o
Sonett III era o resultado da intervenção do projetista italiano Sergio
Coggiola no desenho da segunda geração, em que apenas a seção central
não poderia ser modificada. Como ficou? Não era, mais uma vez, um
exemplo de beleza: a frente baixa e longa parecia enxertada de outro
carro, contrastando com a cabine compacta e alta e a traseira curta. O
carro agora media 3,90 metros, com o mesmo entreeixos. |
| Com ar-condicionado e motor V4 de 1,7 litro, o modelo se afastava do conceito original de 1956, mas agradava ao mercado americano |
![]() |
|
Os americanos
apreciaram a novidade e foram os maiores compradores entre as 8.351
unidades produzidas. Em 1972 ganhava ar-condicionado e, no ano
seguinte, pneus 165 SR 13 (em vez de 155) e pára-choques reforçados
para atender às normas de segurança dos EUA. O estilo perdia ainda
mais. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |