Turbo, mas com torque No ano de lançamento, quatro versões de um mesmo motor de 2,0 litros — herdado do 99 — eram oferecidas: com um carburador, taxa de compressão de 9:1, potência de 100 cv e 16,1 m.kgf de torque; com dois carburadores, taxa de 9,2:1, 108 cv e 16,3 m.kgf; com injeção eletrônica, a mesma taxa, 118 cv e 16,6 m.kgf; e o Turbo, dotado de turbocompressor, taxa reduzida para 7,2:1, 145 cv e torque de 23,5 m.kgf. Com um sistema de baixa inércia, este último oferecia sua maior força a 3.000 rpm, o regime mais baixo entre as quatro versões, e garantia agilidade ao carro de 1.250 kg: acelerava de 0 a 100 km/h em nove segundos e o levava a 195 km/h. |
![]() |
A mecânica era convencional, mas tinha algo de especial: um motor turbo capaz de entregar bom desempenho mesmo em baixas rotações |
A
concepção mecânica da linha era simples, com motor longitudinal,
tração dianteira e câmbio manual de quatro marchas, havendo opção de
um automático para o acabamento GLE. A quinta marcha era introduzida
um ano depois. A suspensão dianteira independente usava braços
sobrepostos, enquanto na traseira vinha um eixo rígido com barra
Panhard. E o freio de estacionamento, como em alguns Citroëns, atuava
nas rodas da frente, o que é mais seguro na hipótese de falha do
sistema principal — o carro mantém cerca de metade da capacidade de
frenagem. |
O sedã de quatro portas substituiu o hatchback no mercado americano, mas sua traseira em declínio não era das mais elegantes |
![]() |
Em
1981 chegava uma versão três-volumes de quatro portas, o 900 Turbo
Sedan, em que o porta-malas em declínio procurava repetir o formato do
modelo hatchback. Não era muito elegante, mas oferecia praticidade e bom
espaço para bagagem. A preferência dos americanos por sedãs levou a
marca sueca a substituir o cinco-portas por ele naquele mercado. Outra
novidade no ano eram os pneus Michelin TRX, com aro medido em milímetros
— 390, o correspondente a 15,3 pol. |
|
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |