Rumo ao topo
Reconhecido como o "Mercedes francês", o Peugeot 505 |
|
|
Desde alguns anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, a francesa
Peugeot sempre fez sedãs de sucesso. Em 1955 era apresentado o modelo
403, que foi produzido até 1965. Em 1960
foi a vez de o 404 entrar em cena, sendo
feito em diversos países até 1981. Na França foi substituído por outro
sucesso, o 504, lançado em 1968. Na
década de 1970 a carreira deste modelo ia bem, mas as vendas começavam a
cair, pois a concorrência se modernizava. A casa precisava de um novo
sedã, que teria a dura tarefa de substituir um sucesso. |
|
O sucessor do longevo 504 era um
sedã amplo, com linhas equilibradas e de bom gosto, e mantinha a tração traseira, em que seria o último modelo francês ao fim da produção |
Em
maio de 1979 estreava o novo sedã com um desenho clássico, mas
atraente: o 505, que tinha três volumes e quatro portas. À primeira
vista parecia um 305 grande. Tinha linhas limpas, detalhes modernos
como maçanetas embutidas e ampla área envidraçada. A frente
ligeiramente inclinada mostrava uma discreta grade com o símbolo do
leão ao centro e os faróis, como mandava a tradição, tinham formato
trapezoidal. Atrás vinham lanternas retangulares e luzes de direção
na cor âmbar. Os pára-choques eram pretos e os dianteiros traziam
luzes de seta inseridas. Media 4,58 metros de comprimento, 1,73 m de
largura, 1,46 m de altura e 2,74 m de distância entre eixos e pesava
1.200 kg. |
Os faróis em forma de trapézio, típicos da Peugeot, davam um ar imponente ao 505 |
Esse
motor era movido a gasolina, mas uma versão a GLP (gás liquefeito de
petróleo, usado em alguns países em automóveis) também estava disponível
— e era apreciada pela economia. O 505 era na época o único modelo de
tração traseira da empresa. Com suspensão independente nas quatro rodas,
era um carro muito estável e confiável em curvas de baixa ou de alta
velocidade. Tinha alguma tendência de sair de traseira, mas não pregava
sustos. Contava com bons pneus 175/80 R 14 H. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 15/9/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |