

O modelo 1302 de 1970 (no alto) adotou
suspensões modernas; o 1303 adicionava pára-brisa mais alto |
Após alcançar a marca de
10 milhões de unidades fabricadas, o Sedan de
1967 ganhava coluna de direção dobrável em caso de colisão, cintos de
segurança de três pontos e bocal externo de combustível. O 1200 em
versão econômica trazia o motor de 34 cv e o 1500 era oferecido com câmbio
semi-automático. Eram fatores que definiam a fina sintonia do
modelo com as particularidades de seus mercados, aspecto que também
levou a VW a usar o apelido americano do modelo, Beetle (besouro), em
seus anúncios.
Na linha 1970 chegava a série 1302, com importantes evoluções
na suspensão. A dianteira adotava o conceito McPherson, com molas
helicoidais, em vez dos braços arrastados sobrepostos com barras de torção; a
traseira tinha braço semi-arrastado no lugar dos semi-eixos oscilantes (conheça
os tipos de suspensão). Havia opção entre 34 e 40 cv, sedã e
conversível, além do 1302 S de 50 cv. O 1500 saía de linha em julho.
Para 1971 o vidro traseiro era alargado mais uma vez.Foi a época em que
tanto no estilo quanto na engenharia o Sedan atingiria o ápice de sua
maturidade, já que a VW preparava uma grande cartada para renovar
radicalmente sua linha. O 1303 "Panorama", com motor de 44 ou 50 cv,
inovou em 1972 com pára-brisa nitidamente mais alto e lanternas maiores.
Ele substituía o 1302, bem no ano em que o Fusca ultrapassou o recorde
de produção do Ford Modelo T com sua unidade de número 15.007.034.
Chegava também o 1300 S, com motor de 1.584 cm³ e 50 cv. No México este
teria sensor de altitude, para ajustar a mistura ar-combustível em
regiões elevadas e respeitar as leis de emissões. Jeans Beetle, Big
Beetle "yellow-black racer" (competidor preto e amarelo) e City Beetle
foram algumas séries especiais do modelo em 1973.
Logo após a produção do VW 1300 se encerrar em julho, o 1303 A sedã e o
1303 conversível eram introduzidos em agosto. Para 1974 as luzes de
direção vinham integradas ao pára-choque dianteiro.
Em 1º de
julho, Wolfsburg produzia seu ultimo Käfer, como os alemães chamavam o
sedã (leia boxe sobre nomes e apelidos). Começava a era do motor
dianteiro de cilindros em linha e refrigerado a água da marca,
capitaneada pelo Golf. O 1303
duraria até o ano seguinte, feito em outras unidades da empresa. Em
1977, a VW deixava de vender o besouro nos EUA.
Continua
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