Aerodinâmica checa
O Tatraplan e o T603, da Tatra, surpreenderam pelo estilo |
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Próximo do término da
Segunda Guerra Mundial, em fevereiro de 1945, os representantes das três
potências aliadas -- Franklin Roosevelt, dos Estados Unidos, Sir Winston
Churchill, da Inglaterra, e Joseph Stalin, da União Soviética --
decidiam como redesenhar o mapa múndi. A Checoslováquia ficou para os
russos e com ela foi a Tatra, marca que havia desenvolvido sedãs
avançados e aerodinâmicos antes do conflito (leia
história). |
O protótipo T107: linhas suaves, rodas traseiras encobertas e o notável coeficiente aerodinâmico de 0,32... em 1947 |
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Embora líder na
produção checa de carros de passeio, com 46% do mercado e mais de
5.000 funcionários, a Tatra era mais conhecida por seus caminhões. O
mais famoso deles, o T111, fabricado entre 1943 e 1963, tinha o
peculiar chassi tubular central e motor V12 de 14,8 litros, arrefecido
a ar. Mas agora a marca preparava um novo automóvel, baseado nos
antigos T87 e T97. |
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O T600 Tatraplan e sua traseira peculiar: perfil em "V", uma barbatana central e vidros diminutos |
Ao chegar ao mercado, recebeu o nome T600 Tatraplan. Com carroceria baseada na do T97, trazia um motor boxer de quatro cilindros e 1.952 cm3 arrefecido a ar, com comando de válvulas no bloco e 52 cv de potência, montado atrás do eixo traseiro. O câmbio tinha quatro marchas, a primeira sem sincronização, e alavanca na coluna de direção; as rodas eram de 16 pol. Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 3/5/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |