O painel era quase simétrico, com o velocímetro diante do motorista e um grande relógio à frente do passageiro. A aerodinâmica eficiente reduzia muito o nível de ruído e permitia boa velocidade máxima de 130 km/h. A suspensão independente nas quatro rodas usava duas molas semi-elíticas transversais na frente e barras de torção na traseira. Pesava 1.200 kg. |
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No interior do Tatraplan, um painel simétrico devido ao grande relógio diante do passageiro. O motor boxer, arrefecido a ar, tinha 2,0 litros e 52 cv |
Em 1948 o plano de
centralização da economia obrigava à estatização dos fabricantes,
restando no mercado apenas a Praga, a Tatra e a Skoda. Esta foi
encarregada de produzir automóveis, e a Tatra, apenas caminhões
pesados -- mas conseguiu convencer o governo a manter em linha o T600
Tatraplan. |
O esportivo T601 Monte Carlo: carroceria de alumínio, duas portas com abertura oposta ao usual e motor ampliado para 2,5 litros |
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O Tatraplan teve versões
especiais: o T600D, com motor diesel de mesma cilindrada, 42 cv e máxima
de 110 km/h; o T601 Monte Carlo, com carroceria de alumínio de duas
portas e cilindrada elevada para 2,5 litros; os T201 picape e
ambulância, com motor dianteiro; o conversível, com carroceria
construída pela empresa Sodomka em 1948, mais tarde presenteado a Stalin
em seu aniversário; o T602 Sport, um modelo esportivo; e um T600 com o
motor V8 do modelo T603, que chegava a 176 km/h -- o mais veloz carro
checo de seu tempo. |
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Um T600 conversível branco foi especialmente construído pela empresa Sodomka, em 1948, para ser presenteado a Stalin em seu aniversário |
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