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Carros do Passado

O painel era quase simétrico, com o velocímetro diante do motorista e um grande relógio à frente do passageiro. A aerodinâmica eficiente reduzia muito o nível de ruído e permitia boa velocidade máxima de 130 km/h. A suspensão independente nas quatro rodas usava duas molas semi-elíticas transversais na frente e barras de torção na traseira. Pesava 1.200 kg.

No interior do Tatraplan, um painel simétrico devido ao grande relógio diante do passageiro. O motor boxer, arrefecido a ar, tinha 2,0 litros e 52 cv

Em 1948 o plano de centralização da economia obrigava à estatização dos fabricantes, restando no mercado apenas a Praga, a Tatra e a Skoda. Esta foi encarregada de produzir automóveis, e a Tatra, apenas caminhões pesados -- mas conseguiu convencer o governo a manter em linha o T600 Tatraplan.

Após três anos, sua produção era deslocada para a fábrica da Skoda, em Mladá Boleslav, medida que não agradou a nenhuma das marcas. Com modificações externas (como vidros traseiros maiores) e fabricado visando apenas a exportação, no mesmo ano a fabricação do T600 era encerrada após 2.100 unidades -- na unidade original, em Koprivnice, haviam sido 4.242 carros.

O esportivo T601 Monte Carlo: carroceria de alumínio, duas portas com abertura oposta ao usual e motor ampliado para 2,5 litros

O Tatraplan teve versões especiais: o T600D, com motor diesel de mesma cilindrada, 42 cv e máxima de 110 km/h; o T601 Monte Carlo, com carroceria de alumínio de duas portas e cilindrada elevada para 2,5 litros; os T201 picape e ambulância, com motor dianteiro; o conversível, com carroceria construída pela empresa Sodomka em 1948, mais tarde presenteado a Stalin em seu aniversário; o T602 Sport, um modelo esportivo; e um T600 com o motor V8 do modelo T603, que chegava a 176 km/h -- o mais veloz carro checo de seu tempo.

Um Tatra para os comunistas   Encerrada a fabricação do Tatraplan, os oficiais comunistas perceberam que não havia mais carros de luxo checos para seu próprio uso... e decidiram retomar a produção de automóveis da Tatra. Em 1954 a marca começava a ressurgir com o T604, um pequeno modelo de duas portas, 3,7 metros e motor de 750 cm3, mas o efetivo retorno seria marcado com um sedã grande e potente: o T603. Continua

Um T600 conversível branco foi especialmente construído pela empresa Sodomka, em 1948, para ser presenteado a Stalin em seu aniversário
Em escala
Empresas checas lançaram diversas miniaturas de Tatras. A Retro 43 fez o T600 Tatraplan (na foto, em cinza), o T603 B5 e o T601 Monte Carlo, todos em metal e na escala 1/43, e a Moravia, um T601 na mesma escala em plástico. A alemã Toyworks Thuringen fabricou o T603 na escala 1/20, em metal, enquanto a holandesa Kaiser lançou os modelos de competição T607 e T602 (na foto, em branco), ambos em 1/43 em plástico. Naturalmente, nenhuma delas

é fácil de encontrar por aqui. Fica como sugestão para quem viajar à República Checa ou países vizinhos.

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