O pequeno travesso Compacto
mas muito ágil, o Simca 1000 Rallye fez |
Na virada da década de 50 para a de 60, os automóveis familiares em quase todo o mundo começavam a ter carrocerias de linhas mais retas e angulosas. Havia exceções, como o
Citroën DS e os Jaguars, mas mesmo entre os pequenos a impressão que se dava era que eles imitavam
o estilo dos grandes. |
O Simca 1000: um quatro-portas
de apenas 3,8 metros, com motor traseiro de 944 cm3 e potência a
partir de 50 cv |
Decidiu-se também que teria quatro portas, motor traseiro e transportaria com conforto quatro passageiros. Descartou-se de imediato a configuração
boxer para a posição dos cilindros e optou-se por quatro cilindros em linha. No começo de outubro de 1961 a imprensa testava o novo Simca 1000 no autódromo de Montlherey, e no Salão de Paris do mesmo mês ele era apresentado ao público. |
A versão GLS de 1976, uma
das últimas produzidas: o carrinho permaneceu no mercado por quase 18
anos com poucas alterações de carroceria |
O estilo era equilibrado. Na frente, faróis redondos e logo abaixo uma falsa grade, onde estavam
incrustadas as luzes de direção. Atrás, aletas de refrigeração e as lanternas redondas.
Era simpático e moderno frente à concorrência. Por dentro, bancos individuais dianteiros e painel muito simples com mostradores horizontais, bom conforto para quatro adultos e ótima visibilidade para o motorista. O carro era ágil no transito urbano e não fazia feio na estrada. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 11/3/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |