O pequeno príncipe
Um sedã
compacto com motor de dois cilindros foi o |
A
empresa alemã NSU (Neckarsulm Strickmaschinen Union, fábrica de máquinas
de costura de Neckarsulm) é antiga: fundada em 1873, desde 1901 produzia
motocicletas e ciclomotores. Na década de 1930 construiu três protótipos
para o Dr. Ferdinand Porsche: era o projeto 32, que foi algo como o
ancestral do Volkswagen (veja foto).
Contudo, na década de 1950 começou a desenvolver estudos para a
fabricação de um veículo mais audacioso. Assim como alguns concorrentes
começaram a produzir carros populares — como a BMW, que também tinha
muita tradição na produção de motocicletas —, ela ambicionava construir
um carro. Mas a opção por um veículo de três rodas logo foi abandonada.
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De início com acabamento rústico, o Prinz logo recebeu melhorias externas e internas, como bancos reclináveis e opção de teto solar |
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A
frente do pequeno automóvel tinha faróis circulares, friso ornamental
cortando o painel dianteiro e o retrovisor externo sobre o pára-lama.
Com carroceria monobloco, media
apenas 3,14 metros e pesava 510 kg. Seu motor, cujo nome era Ultramax,
tinha dois cilindros, refrigeração a ar e, como particularidade, um
cárter único para o motor e a transmissão, como é comum em motos. A
cilindrada de 583 cm³ rendia potência de 24 cv a 4.600 rpm e o câmbio
tinha quatro marchas, com a primeira não
sincronizada. A velocidade final era de 105 km/h, e a tração,
traseira. |
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Motor traseiro de 600 cm3 e 24 cv, refrigeração a ar, rodas de 12 pol: um começo modesto para a marca, que até então fabricava motocicletas |
O Prinz II tinha características quase idênticas, mas com um acabamento bem melhor. Seus pára-choques eram cromados, várias cores estavam disponíveis e o teto solar, opcional, e dava um charme à parte e deixava entrar o escasso sol de parte da Europa. Por dentro oferecia banco reclinável, raro para um carro popular, cinzeiro central no painel e lugar para encaixar um rádio. E as quatro marchas eram sincronizadas. Ele tinha mais mimos para o comprador do que os concorrentes. Pela mecânica robusta e estes predicados, suas vendas foram muito boas. Continua |
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