Também em 1958 era apresentado o Sport Prinz, desenhado pelo estúdio Bertone. De linhas bem distintas, era um pequeno cupê esportivo para duas pessoas, sem grandes pretensões de desempenho. Media 3,56 metros e a velocidade final era de 130 km/h. Sua mecânica era a mesma do sedã. Em 1960 era lançada a versão III do Prinz, que estava um pouco mais potente: 27 cv a 5.000 rpm. O torque máximo chegava a 4,4 m.kgf a 2.850 rpm e a velocidade final subia para 110 km/h. |
![]() |
O teto solar trouxe um jeito mais descontraído para o pequeno NSU, que com o tempo ganhou versões mais potentes e superiores em conforto |
O
Prinz chegou a participar de competições. Nos ralis era muito
apreciado, tendo vencido várias provas em sua categoria. Seus
concorrentes nas corridas eram o BMW 700
e o DKW Junior. Em 1962 já tinham sido vendidos mais de 500 mil
exemplares e na Alemanha, em sua categoria, era o líder. No mesmo ano
teve a carroceria modernizada. Praticamente era um novo carro: suas
linhas estavam mais retas e harmoniosas. A visibilidade continuava
ótima. Mantinha-se pequeno, com 3,44 metros e pesando 565 kg. Não
demorou a ser apelidado de Corvair
alemão, em referência à semelhança com esse Chevrolet de motor
traseiro. |
Desenhado por Bertone, o Sport Prinz foi uma proposta de cupê esportivo com a mesma mecânica modesta do Prinz: não passava de 130 km/h |
![]() |
O
motor agora era de quatro cilindros em linha, em posição transversal,
com 996 cm³ e 43 cv a 5.000 rpm. Com comando de válvulas no cabeçote,
era alimentado por um carburador Solex em posição invertida. A
suspensão dianteira independente usava molas helicoidais; a de trás
também era independente, com semi-eixos oscilantes, a exemplo do VW.
Tinha freios dianteiros a disco e velocidade máxima de 135 km/h. Seus
concorrentes eram os franceses Simca 1000
e Renault 8, o VW 1300, o italiano Fiat
1100 e o inglês Ford Anglia. |
![]() |
Os modelos 1000 L e 1000 TT (ao lado), além de mais amplos que o Prinz, passavam a ter motor de quatro cilindros e maior cilindrada, chegando a 1.085 cm3 no segundo |
Foram produzidos até 1972 e deixaram saudades na Alemanha. São presenças garantidas nas provas de carros antigos na Europa. A NSU sempre foi uma empresa com idéias geniais. Nas décadas de 1960 e 1970, além do simpático e diferente Prinz, ainda produziu o Spider-Wankel e o Ro 80, que foi seu último modelo. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |