Foi dada a largada!
Primeiro
Ferrari de passeio, o 166 revelou o potencial da |
|
|
Coube ao 166 a façanha de tirar das pistas de corrida a exclusividade
como cenário para as emoções de dirigir um esportivo da Ferrari. Eram
quatro as versões do modelo que levou a recém-criada marca do comendador
Enzo para as ruas: Sport, Spyder Corsa, Mille Miglia e Inter. Somente
esta última fora efetivamente pensada para motoristas, em vez de
pilotos, para ser guiada de maneira não competitiva — pelo menos na
maior parte do tempo. Afinal, era a experiência das pistas que fazia do
166 um carro de passeio com condições de portar o emblema do cavalo
empinado. |
As primeiras unidades do 166 eram da versão Sport, com carrocerias Allemano (à direita) e Touring O
166 evoluía o conceito básico já apresentado no 125 Sport. Esta
pioneira criação do comendador foi projetada para a temporada de 1947
do Mundial de Grande Prêmio, campeonato que antecedeu a Fórmula 1. Seu
motor, desenvolvido por Gioacchino Colombo, era um V12 de 1.497 cm³ e
apenas 72 cv, alimentado por três carburadores Weber 30 DCF. O chassi
tubular de aço com configuração em escada era uma base que a Ferrari
usaria por vários anos. Construído no outono daquele ano, o 159 já
dispunha de um V12 de 1.903 cm³ e bem mais saudáveis 125 cv. |
O mais famoso 166 talvez seja o Mille Miglia, que teve versões Berlinetta (cupê) e Barchetta (conversível, como o da foto) e se tornou um clássico da Ferrari |
O
primeiro 166 Sport, de chassi 001 S, ganhou carroceria barchetta
(pequeno conversível) Allemano com várias semelhanças ao 125. O
segundo, 003 S, estreou a carroceria cupê na marca e foi realizado
pelo mesmo encarroçador, enquanto o terceiro 166 Sport (005 S), um
cupê 2+2 da Touring de Milão, já
apontava os rumos que levariam ao 166 Inter de passeio. Essas unidades
iniciais do 166 marcariam para sempre — com bandeiras quadriculadas —
a história da Ferrari. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 28/6/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |