O carrinho que reergueu a BMW
A marca bávara precisava sair da crise — e criou o |
Quando se fala em um
carro alemão com motor traseiro de cilindros opostos (boxer),
refrigerado a ar, você só pensa em Porsche 356/911 ou em algum
Volkswagen? Pois houve um terceiro fabricante a utilizar essa solução: a
BMW, Bayerische Motoren Werke (Fábrica de Motores Bávara), no modelo
700, o carro que a salvou da crise no final da década de 50. |
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![]() Criado por sugestão de um importador, o 700 chegava em 1959 nas versões cupê, acima, e sedã, ao lado, ambas de duas portas e com motor boxer traseiro refrigerado a ar |
Com o desenho a cargo
do estilista italiano Giovanni Michelotti, o protótipo ficou pronto em
julho de 1958. Apresentado à diretoria da BMW, logo agradou, mas a
marca preferiu retocá-lo em seu departamento de estilo e criar uma
versão de quatro portas. Em novembro o desenhista chefe Wilhelm
Hofmeister apresentava sua versão, enquanto a engenharia ampliava o
motor de dois cilindros opostos de apenas 19 cv do Isetta 600 para 700
cm³ e 30 cv de potência a 5.000 rpm, com torque máximo de 5,1 m.kgf a
3.400 rpm. Era o mesmo da motocicleta R67. |
![]() O motor de dois cilindros vinha da moto R67 |
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O chassi era derivado do Isetta, incluindo a suspensão dianteira com braços arrastados que acompanhavam a direção das rodas, mas a traseira usava modernos braços semi-arrastados, muito superiores aos semi-eixos oscilantes do VW (e do Chevrolet Corvair, que seguiria a receita de motor boxer traseiro em 1960). Os pneus eram modestos 5,20-12, mas a direção de pinhão e cremalheira, leve e precisa, e os bons freios (a tambor) concorriam para lhe dar o apelo esportivo e o comportamento dinâmico que fariam famosa a BMW. Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 2/9/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |