Retrato de uma geração
Recriado
aos 50 anos, o Fiat 500 desenvolveu |
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Alguns carros são considerados clássicos por representar mais que a soma
de suas qualidades. Faz meio século que um excelente exemplo disso
nascia na Itália. Pequenino, econômico, prático, carismático e
acessível, o Fiat Nuova 500 (Novo 500, observando-se que carro é
macchina em italiano, ou seja, palavra feminina) tinha tudo para
substituir com êxito comercial seu antecessor, o lendário
500 Topolino. Não era pouca
responsabilidade. Desde o Balilla, a Fiat
vinha obtendo grande êxito em suas tentativas de criar um automóvel
popular, meta que o Topolino alcançara com sucesso, tanto antes quanto
depois da Segunda Guerra Mundial. |
O antecessor: feito antes e depois da guerra, o 500 Topolino tinha motor dianteiro, dois lugares e a mesma proposta de economia e simplicidade |
Para entender a importância do 500 é preciso analisar o contexto em
que a Fiat e a Itália se encontravam nos anos 50. Logo após a
guerra, a Itália teve de enfrentar limitações que aumentavam a
emergência de seu processo de recuperação. Em termos de transporte
urbano motorizado e particular, houve uma explosão na demanda por
motonetas como a Lambretta e a
Vespa. Enquanto isso os carros eram artigos de luxo, muitos dos
quais projetos oriundos de antes do conflito. Era necessária uma
renovação da frota, focada em automóveis mais acessíveis. |
Em julho de 1957 nascia o Nuova 500, ou novo 500, com motor traseiro arrefecido a ar, linhas arredondadas, portas com abertura para trás e opção por um amplo teto rebatível |
Em
1957, com a chegada do 500, pouco mais de 330 mil motonetas foram
registradas. Mais pessoas preferiam um teto sobre a cabeça quando em
trânsito. A motorização da Itália crescia de forma exponencial: de seis
veículos para cada mil habitantes em 1950, uma década depois — quando a
demanda pelo 600 e, sobretudo, pelo 500 estava mais quente — a relação
seria de 32 por 1.000. Em 1970 a relação pularia para 167 por 1.000 e em
1980, cinco anos após o fim do "Cinquecento", seriam 330 veículos para
cada 1.000 italianos, número equivalente ao do restante da Europa
ocidental. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 7/7/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |