Na onda da renovação
Parte da atualização da
linha Citroën nos anos 70, |
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No
começo da década de 1970 a Citroën Automobiles tinha novos modelos. O
elegante esportivo SM e o
compacto moderno GS foram apresentados em
1970; quatro anos depois chegava o
CX para substituir o
DS. Da antiga linha restava o
valente Ami, já com seus dias contados. Ainda em 1970 o projeto Y2 era
iniciado. Seria um carro compacto com gama de motores variadas. A
plataforma estudada era a do Fiat 127, pois o
grupo italiano tinha estreitas ligações com a empresa francesa, mas a
idéia pouco depois foi descartada. Em 1974 o primeiro molde, com a nova
denominação de projeto VD (Voiture Diminuée ou carro diminuído), ganhava
formas. |
O desenho inicial, com grade e pára-choque na mesma peça, não agradou; as versões de entrada usavam o antigo motor de dois cilindros opostos |
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Em
1978 vinha um novo modelo pequeno, mais fiel às tradições da marca:
o Visa. Com cinco portas e dois volumes, tinha linhas originais e
aerodinâmicas. As formas não eram muito atraentes, mas traziam a
identidade que faltava ao LN. Media 3,69 metros de comprimento, 1,51
m de largura, 1,41 m de altura e 2,43 m de entreeixos. No mesmo
segmento estavam os compatriotas Peugeot 104,
Simca 1100, Talbot Horizon e
Renault 5 e 14. Da Itália havia
os Fiats 127, 128 e Ritmo;
da Alemanha, Opel Kadett 1200,
Volkswagen Polo 1100 e 1300 e
Golf 1100; da Inglaterra, o
Austin Allegro. Todos com preços e
características semelhantes. |
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O interior era algo estranho, mas muito original: volante de um só raio, painel distante dos ocupantes, satélite de comandos perto do volante |
A
versão básica, denominada Special, trazia o antigo motor de dois
cilindros opostos refrigerado a ar,
com 652 cm³ de cilindrada, comando de
válvulas no bloco, potência de 35 cv e torque de 5,2 m.kgf.
Tinha ignição eletrônica e um carburador duplo. Conseguia velocidade
máxima de 125 km/h e o peso era de 735 kg. A versão Visa Club tinha
a mesma motorização, mas ganhava acabamento mais esmerado. O Super E
trazia o mesmo motor do Peugeot 104. Com quatro cilindros em linha,
refrigeração a água e 1.124 cm³, fornecia 57 cv e 8,2 m.kgf. O
comando de válvulas vinha no cabeçote e a velocidade final era de
142 km/h. Na versão Visa Super X a cilindrada subia para 1.219 cm³,
a potência para 64 cv, o torque para 9,3 m.kgf e a velocidade final
para bons 155 km/h. Mesmo nesta opção o consumo era baixo. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 8/4/08 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |