As origens de nosso Fiat
Base para o 147 brasileiro,
o 127 teve mais opções de motor |
|
|
O
carro que deu origem a nosso Fiat 147
foi o maior sucesso de vendas da história da marca, na Itália, até a
chegada do Uno. No início da década
de 1970 o pequeno modelo 850, lançado em
1964, já acusava o peso da idade. A estréia do motor transversal e da
tração dianteira na marca, com o 128 de 1969,
indicava os caminhos para seu sucessor. O modelo A112
inserido em 1967 pela Autobianchi, empresa do mesmo grupo, havia servido
de certo modo como laboratório para as novas soluções técnicas. |
A primeira frente do 127, de 1971, era pouco diferente da usada no 147 nacional; o carro também tinha um motor menor e mais antigo, de 903 cm3 e comando no bloco |
O
motor de quatro cilindros não era o mesmo que equiparia nosso 147, mas
sim uma antiga unidade de 903 cm³ de cilindrada, já usada no 850. Com
comando de válvulas no bloco, virabrequim apoiado em apenas três
mancais e carburador de corpo único, desenvolvia potência de 47 cv e
torque de 6,5 m.kgf. Não era muito, mas o bastante para velocidade
máxima de 140 km/h e acelerações razoavelmente ágeis com o câmbio de
quatro marchas. Seu destaque era a economia de combustível, argumento
que ganharia importância dois anos depois, com a primeira crise do
petróleo. |
A primeira versão era de duas portas, seguida um ano depois pela de três, em que o vidro traseiro subia junto da tampa; notem-se a janela lateral com a base arredondada e as lanternas de perfil baixo, não vistas aqui |
A essa época a concorrência já contava com novos produtos, como os franceses Renault 5 e Peugeot 104 e os alemães Volkswagen Polo e Opel Kadett City (similar ao Chevette hatch nacional). O Ford Fiesta viria mais tarde, em 1976. O Fiat concorria também o veterano Volkswagen (nosso Fusca), os franceses Simca 1000 e Citroën 2CV, o inglês Mini 1000, o holandês DAF 44 e, dentro de casa, com o Autobianchi A112. Mesmo diante de tantos adversários, os atributos garantiam o sucesso do 127, que em 1975 foi o carro mais vendido da Europa. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 30/5/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |