Um francês multifuncional
Das versões mais
econômicas ao Turbo de 160 cv, o Renault 5 |
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Desde que a velha Europa, no final do século 19, presenciou as primeiras
carruagens sem cavalos, os automóveis pequenos são muito apreciados. Em
todas as grandes cidades, com suas ruas seculares e na maioria
estreitas, eram mais fáceis de transitar e estacionar os carros com
menores dimensões. Franceses, ingleses, alemães e italianos disputavam o
mercado dos pequenos carros. O modelo básico normalmente era muito
rústico, mas sempre havia versões enriquecidas com acessórios e melhores
motorizações. E ficavam muito interessantes. |
Em 1972, surge o R5: um compacto moderno, de linhas angulosas, grande área envidraçada e com uma grade que parecia um sorriso maroto |
Na
década de 1960 entravam em cena, aumentando a concorrência, o
Mini inglês, o novo
Fiat 500 e o
Renault R4. Em 1967, o presidente
da Renault, Pierre Dreyfus, dava partida ao projeto 122. Seria um
carro pequeno, de dois volumes, estilo moderno, econômico e de custo
acessível. Um carro que atendesse muito bem como segundo da família ou
até como primeiro. A jovens universitários, a famílias menos
abastadas, para um público bem variado. Para conter os custos,
aproveitaria motores em produção. |
Três portas, 3,5 metros de comprimento e uma particularidade: entreeixos maior em um lado que no outro, uma imposição da suspensão traseira com barras de torção transversais |
O
pequeno dois-volumes tinha 3,50 metros de comprimento, grande área
envidraçada e linhas modernas, angulosas. Na frente, dois faróis
retangulares e uma grade horizontal que parecia um largo e maroto
sorriso. Transmitia simpatia logo de cara. Uma novidade que faria escola
em todo o mundo eram os pára-choques incorporados à carroceria, como
todos hoje são — só que no pequeno Renault eram na cor cinza. Foram
lançadas as versões L e TL. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 13/11/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |