Horizontes mundiais
Vendido sob diferentes marcas e denominações, o Omni/Horizon |
|
|
A
subsidiária européia da Chrysler surgiu em 1964, com a compra do grupo
inglês Rootes – composto pelas marcas Hillman, Humber, Sunbeam e Singer
— e da Simca francesa. Três anos depois era lançado um carro
médio-pequeno inovador, o Simca 1100, um
hatchback com tração dianteira e suspensão independente nas quatro
rodas, conceitos que logo se tornariam comuns no segmento. Passada uma
década, porém, o envelhecimento do modelo francês evidenciava-se diante
da chegada de opções modernas como o
Volkswagen Golf, de 1974. |
A versão americana, vendida pelas marcas Dodge (no alto) e Plymouth (ao lado), tinha faróis recuados e pára-choques maiores que os da européia |
![]() |
Em
dezembro de 1977 chegava ao mercado europeu o sucessor do 1100.
Fabricado na França, foi chamado de Chrysler Horizon, enquanto no mercado americano
estreava no ano seguinte com os nomes Dodge Omni e Plymouth Horizon, vendido sob essas duas divisões da corporação. Foi um dos
primeiros "carros mundiais", conceito pelo qual o mesmo modelo era
vendido em diferentes países e continentes, com as adaptações
necessárias para atender às preferências e legislações de cada
mercado. No caso deste Chrysler, a versão para os Estados Unidos
exibia faróis recuados, lanternas diferentes, pára-choques mais
robustos e novo painel, além de adotar motores diferentes da
especificação européia. |
![]() |
Feito na França, o Horizon da Chrysler -- depois Talbot Simca e apenas Talbot -- inspirava-se no Golf, como se nota pelo formato da traseira e as colunas posteriores largas |
Três motores eram usados no Horizon europeu. O menor, de 1.118 cm³ e 50 cv, fora herdado do Simca 1100. Os demais, de 1.294 cm³/59 cv e de 1.442 cm³/82 cv (mais tarde haveria o de 1.580 cm³), vinham do Alpine lançado em 1975. O de 1,45 litro permitia alcançar bons 167 km/h e todos usavam câmbio manual de quatro marchas, tração dianteira, freios a disco na frente e pneus 145/80-13. No entanto, adequar esses motores à legislação americana de emissões poluentes seria custoso e penalizaria seu desempenho, já modesto para o padrão dos consumidores nos EUA. Assim, a empresa preferiu recorrer a um fornecedor externo. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 12/4/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |