Inovações em pacote compacto Suspensão
hidropneumática, boa aerodinâmica e |
A fabrica francesa de automóveis Citroën sempre é lembrada pelo arrojo, tanto na parte mecânica quanto no desenho de suas carrocerias. Nunca se acomodou e sempre tratou de ignorar modas e continuísmos. Novas soluções sempre estiveram na pauta. |
O estudo de estilo de
Pininfarina para o Austin 1100, apresentado em 1968: muita semelhança
com o GS para ser mera coincidência |
Tinha linhas muito fluidas e uma área envidraçada incomum pela presença de três janelas laterais. Era moderno e
original: grade e faróis em formato trapezoidal, capô em cunha, dois volumes, cinco portas. Pesava 895 kg e media 4,12 metros de comprimento, o porte do atual Xsara. |
O GS: motor de quatro
cilindros opostos, suspensão hidropneumática, tração dianteira,
quatro freios a disco. A Citroën mais uma vez fugia do convencional |
O GS não era nenhum exemplo de desempenho, com velocidade máxima de 148 km/h apenas razoável para a categoria. Mas o grupo propulsor garantia facilidade de manutenção e, pela disposição dos cilindros, baixava o centro de gravidade, em benefício da estabilidade. Dos conceitos herdados do irmão maior
DS, sua suspensão hidropneumática trazia conforto acima da média da categoria e ótima estabilidade. Permitia três níveis de altura e compensação caso houvesse mais peso no bom compartimento de bagagens ou no habitáculo dos passageiros. |
Um carro
singular também por dentro: o volante tinha um só raio e o
velocímetro ficava quase todo oculto, visível apenas em parte pelo
visor central (amarelo) |
Em 1971 vinha as versões Break (perua) de três portas, envidraçada ou fechada, esta destinada ao uso comercial, e de cinco portas, mais
familiar. Surgia também um motor mais forte, com 1.220 cm3 e 60 cv. Dispunha do mesmo câmbio manual de quatro marchas e de um
automático que permitia mudanças manuais, espécie de precursor do
Tiptronic. Sua velocidade máxima subia para 155 km/h e de 0 a 100 km/h levava 15 s. Mas o modelo merecia uma motorização mais forte, digna de sua estrutura e aerodinâmica. Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 20/8/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |