Vinte anos à frente
Do estilo às soluções
técnicas, o Citroën DS impressionou |
|
A francesa Citroën
Automobiles S.A., fundada em 1905 na região parisiense, no Cais de
Javel, tornou-se conhecida mundialmente pelo lançamento do
revolucionário modelo Traction
Avant – o 7CV, depois 11CV – em 1934. Em princípio de carreira,
Flaminio Bertoni, escultor, arquiteto e estilista, foi o idealizador da
carroceria que era pouco convencional para a época. Com esse automóvel
estava definitivamente consagrada a saga da tração dianteira na marca. |
Um dos projetos estudados pela Citroën para o DS: as linhas do "sapo" já estavam presentes, mas uma grade tornava o estilo da dianteira bem diferente do modelo final |
Logo no início da
década de 1950, a Citroën dava partida a um novo projeto, sob a
direção de André Lefebvre, o competente engenheiro aeronáutico que 16
anos antes havia sido o responsável pelo Traction Avant e, durante a
guerra, desenvolvera o 2CV. Sua equipe trabalhou empregando idéias e
materiais com tecnologia de ponta – na carroceria e mecânica. Em 5 de
outubro de 1955, no Salão de Paris, realizado também no Grand Palais,
a vedete era outro revolucionário Citroën. |
Neste protótipo a grade já desaparecia, mas o ressalto central no capô era mais pronunciado. A marca avaliou motores pouco usuais, como um boxer de seis cilindros e um dois-tempos com compressor |
Era muito aerodinâmico, em forma de gota quando visto de cima. O eixo dianteiro tinha a bitola visivelmente mais larga que o traseiro — 1,50 contra 1,30 metro. Tinha o capô alongado em cunha com a grade de refrigeração estreitíssima e, acima da coluna traseira, lanternas em forma de cone, além de ótima área envidraçada. O teto era de plástico reforçado com fibra-de-vidro e o restante da carroceria monobloco, em chapa de aço estampado. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 7/8/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |