Nas primeiras tentativas de
rali o Mini não foi bem-sucedido. Era apoiado pelo departamento
de competições da fábrica, em Abington, mas não entusiasmava
muito os pilotos. Marcus Chambers, o primeiro a pilotá-lo num
rali (o dos Vikings, em 1959), não teve êxito. Ainda nesse ano
Pat Moss, irmã do grande Stirling Moss, ganhou em sua classe na
Mille Miglia italiana.
Quando o modelo Cooper entrou em cena, o destino começou a
favorecer os resultados, tanto em provas nacionais quanto em
européias.
Em 1962, Pat Moos e Ann Wisdom ganharam a Copa das Damas. Nesse
ano o Mini também ganhou o Rali das Tulipas na Holanda, o da
Alemanha e o de Soderström, na Suécia. No ano seguinte, o grande
Rauno Aaltonen chegava em 2º no Rali de Monte Carlo atrás de um
Saab 96, que era um carro já vitorioso em ralis. O piloto
finlandês ainda tirou o 2º lugar na Copa dos Alpes e 3º nos Rali
dos Mil Lagos.
Em 1964, mais glórias: Paddy Hopkirk ganhava o Rali de Monte
Carlo e o Rali dos Mil Lagos; Aaltonen vencia em Genebra
(Suíça), na Tchecoslováquia, na Polônia, em Munique (Alemanha) e
no famoso RAC, prova do Royal Automobile Club inglês — e se
tornava campeão europeu. O Mini vermelho com teto branco e cheio
de faróis auxiliares figurou em toda a imprensa esportiva da
Europa.
Em 1965 o finlandês Timo Mäkinen vencia em Monte Carlo. O feito
se repetiria no ano seguinte, mas o Mini foi desclassificado por
irregularidade nos faróis. |

O fato ficou engasgado no
competidor, pois a equipe estava muito preparada e contava com
12 tipos de pneus com desenhos diferentes. No mesmo ano ganharam
outros seis ralis na Europa. A revanche veio em 1967, graças ao
finlandês Aaltonen, com um Mini com motor de 1,3 litro e 90 cv a
7.000 rpm. No ano seguinte chegaria em 2º lugar em terras
monegascas nas mãos de Mike Wood.
A polêmica em torno da desclassificação de 1966 foi tamanha, que
se pode argumentar que o Mini ganhou mais projeção ao ser
excluído do que se recebesse o troféu pela vitória. Mas, se não
fosse desclassificado, ele seria o único modelo na história do
rali a chegar a seu pódio por seis anos consecutivos, de 1963 a
1968. |