O motor do CX era montado em posição transversal, com inclinação de 30° à frente, uma novidade na casa. Mas era um velho conhecido dos franceses e neste aspecto não entusiasmou muito. Com 1.985 cm³, comando de válvulas no bloco e um carburador de corpo duplo, fornecia a potência de 102 cv e o torque máximo de 15,5 m.kgf. Era o mesmo do DSuper. A fábrica anunciava 174 km/h de velocidade final. Como em todos os modelos da linha, incluindo o furgão Tipo H, a tração era dianteira. A caixa, com alavanca no assoalho, tinha quatro marchas. |
Embora os motores iniciais tivessem pouco mais de 100 cv, o CX andava muito bem com seu perfil aerodinâmico; a suspensão hidropneumática o deixava ainda mais estável que o DS |
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Também era oferecida a versão 2200. O motor passava a 2.175 cm³, 112
cv e 17 m.kgf. Um pouco mais rápida, atingia 180 km/h e fazia de 0 a
100 km/h em 10,8 segundos. A carroceria
monobloco era apoiada em longarinas. A suspensão independente
hidropneumática, aperfeiçoada do DS, garantia uma estabilidade ainda
melhor que a deste último. Podia até mesmo rodar com segurança caso
um dos pneus estourasse. Tinha o famoso corretor de altura, que a
mantinha constante em relação ao solo, e admitia regulagem por uma
pequena alavanca no console. |
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A posição transversal, com inclinação à frente para um capô mais baixo, era novidade em um Citroën; o estepe sob o capô liberava mais espaço para a bagagem |
O CX vinha enfrentar vários carros de porte médio-grande. Seus alvos principais eram o conterrâneo Peugeot 504 TI, o alemão BMW 520 e o inglês Rover 2200 TC. Outras opções na classe eram os germânicos Audi 100, Mercedes-Benz 250, Opel Rekord (também o Senator a partir de 1978) e Ford Taunus; o inglês Ford Granada, o sueco Volvo série 200 e o italiano Fiat 131. Em 1975 ganhava da imprensa européia o título de Carro do Ano, deixando o segundo lugar para o Golf da Volkswagen. Também ganhava nos Estados Unidos o prêmio Style Award e na França o Prêmio de Segurança. O carro começava a vender bem e entusiasmar a empresa. Continua |
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