Um Fiat bom de briga
Duas gerações antes do
Tempra, o 131 mostrava |
Oito anos após seu
lançamento, a Fabbrica Italiana di Automobili - Torino — Fiat — colocava
no mercado o sucessor do 124, um sedã médio de muito sucesso (leia
história). Era o 131 Mirafiori, lançado em outubro de 1974
oferecendo uma família com sedãs de duas e quatro portas e a perua
Familiare. O nome, o mesmo da região onde sua fábrica estava instalada,
significa "flor do milagre" em italiano. |
A linha 131 Mirafiori: sedãs de duas e quatro portas e perua de cinco, com estilo sóbrio e equilibrado, motores de 1,3 e 1,6 litro e tração traseira |
Os motores iniciais
eram os herdados do 124: 1,3-litro de 65 cv e 1,6-litro de 75 cv,
ambos com comando de válvulas no bloco e carburador. Nos Estados
Unidos o 131 foi vendido com um nome bem conhecido nosso — Brava — e
motores de 1,75 e 2,0 litros, de início carburados e depois com
injeção de combustível, além de desajeitados pára-choques reforçados.
O câmbio podia ser manual de quatro marchas ou automático de três; o de
cinco viria mais tarde. |
A versão Stradale (de estrada) do 131 Abarth tinha o motor 2,0 de duplo comando com 140 cv, mas a de competição superava 200 cv |
A preparadora Abarth,
há tempos uma parceira da Fiat e absorvida por ela em 1971 (saiba
mais), apresentava em 1976 sua versão do 131. Era um carro de
competição, mas 400 foram vendidos para uso em rua, como exigido para
homologação. Com base no sedã duas-portas, o 131 Abarth Stradale —
para estrada, em italiano — exibia arcos de pára-lamas retilíneos e
bem destacados, em belo conjunto com os spoilers dianteiro e traseiro. Havia
tomadas de ar no capô e à frente das rodas de trás. E não tinha
pára-choques. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 12/8/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |