Artigo de exportação
Sucesso na Itália,
o Fiat 124 chegou a muitos outros |
|
Olhar para o carro das fotos faz qualquer brasileiro se lembrar do Lada Laika, o defasado sedã russo que chegou ao Brasil em 1990, em grande quantidade e a preço convidativo. No entanto, nossa história começa bem antes, no Salão de Genebra em março de 1966, quando a Fabbrica Italiana di Automobili - Torino, ou Fiat, apresentava ao mercado europeu o modelo 124. |
O
equilíbrio de linhas entre a frente e a traseira foi uma
característica do 124
O pequeno três-volumes de quatro portas e cerca de quatro metros, com 2,42 m entre eixos, chegava para suceder aos sedãs 1300 e 1500. Mantinha a disposição básica dos antecessores, com motor dianteiro longitudinal de quatro cilindros em linha, tração traseira e eixo rígido atrás. O câmbio era de quatro marchas, e os freios dianteiros, a disco. |
Com desenho de
Pininfarina e plataforma encurtada, o Sport Spider foi o modelo de
mais longa vida da família -- considerada, claro, apenas a produção
pela própria Fiat |
Do 124 a Fiat fez uma grande família. Ainda em 1966, no Salão de Turim, eram apresentadas a perua de cinco portas 124 Station Wagon e o Sport Spider, um conversível com estilo próprio e atraente. A marca de Turim havia encomendado estudos de uma versão aberta a diversos
"encarroçadores" italianos
(saiba mais), optando ao final pelo de
Pininfarina, famoso pela autoria de muitos Ferraris. |
O estilo suave
e os amplos vidros conferiam ar agradável ao 124 Sport Coupé. Seu
motor de 1,45 litro e 90 cv era o mesmo do conversível |
A primeira série do Spider (conhecida como AS) e do Coupé (AC) tinha um motor de 1.438 cm3, duplo comando de válvulas e 90 cv a 6.500 rpm, concebido pelo engenheiro Aurelio Lampredi (1917-1989), com passagem pela Ferrari e também autor do motor
"Fiasa" de nossos 147, Uno e Palio. O câmbio era de cinco marchas, opcional no cupê, e os freios a disco nas quatro rodas. Com peso de 920 kg no modelo aberto e 960 kg no fechado, ambos chegavam à máxima de 170 km/h. Eram carros esporte bastante interessantes, com interior bem trabalhado, painel completo e bom comportamento dinâmico.
Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 19/10/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |