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Carros do Passado
As linhas básicas do 125 eram as mesmas do 124, mas com maiores dimensões, quatro faróis quadrados e suspensão diferente, herdada dos 1300/1500

O luxuoso 125   Uma versão de 70 cv a 5.400 rpm desse motor era aplicada ao sedã no Salão de Turim de 1968, palco do lançamento do 124 Special. Identificado pelos quatro faróis circulares, trazia nova suspensão traseira, aplicada também ao Spider e ao Coupé. No ano anterior a Fiat havia introduzido o 125, curiosa combinação da estrutura central do 124 ao chassi do antigo 1300/1500 (com barras de torção na suspensão dianteira e molas traseiras semi-elíticas, em vez das molas helicoidais em ambos os eixos do 124), sendo o restante da carroceria exclusivo -- e um pouco maior. O entreeixos era de 2,505 metros, e os faróis, quatro quadrados.

O 125 era um carro médio e muito bem-equipado: trazia freios a disco nas quatro rodas, retrovisor interno com posições dia e noite, limpador de pára-brisa com temporizador (talvez o primeiro no mundo), bancos dianteiros reclináveis e apoio de braço central no banco traseiro. Como opcionais oferecia revestimento dos bancos em couro, teto solar, rodas de alumínio, conta-giros e ar-condicionado. Seu motor de 1.597 cm3 e duplo comando, com versões de 90 cv a 5.600 rpm e 100 cv a 6.200 rpm (no Special), representava boa evolução.

No 125, um interior muito bem-equipado: bancos reclináveis, revestimento em couro
opcional e o primeiro limpador de pára-brisa com temporizador do mundo

Spider e Coupé eram remodelados em 1969, com a segunda série (BS e BC, nesta ordem). No Coupé vinham quatro faróis em lugar dos dois amplos anteriores. O motor básico para ambos era o de 1.438 cm3, mas no ano seguinte aparecia a opção do de 1.608 cm3, emprestado do 125, com dois carburadores Weber 40 e potência de 110 cv a 6.400 rpm (94 cv nos EUA). Para acomodar o motor maior, o capô do Spider trazia dois ressaltos que o tornavam fácil de identificar. No Coupé a suspensão traseira ficava mais macia, o que não agradou a muitos.

Um 124 mais rápido, o Special T, surgia em 1970 com o 1,4-litro de duplo comando em versão de 80 cv. No mesmo ano o 125 ganhava opção de transmissão automática de três marchas e alguns retoques de estilo. Em 1972 os sedãs e a perua 124 ficavam 5 cv mais potentes e o 125 era descontinuado, após 600 mil unidades produzidas. O Special T passava a usar um de 1.592 cm3, duplo comando e 95 cv, além de câmbio de cinco marchas.

A segunda série do cupê perdia em estilo, parecendo mais pesada e agressiva. Esta estranha grade equipava os modelos vendidos na América do Norte, um bom mercado para a Fiat na época

O mesmo motor equipava a terceira série do Spider (CS) e do Coupé (CC), em versão de 108 cv. Aparecia também uma opção de 1.756 cm3, igual à do Fiat 132, com potência de 118 cv. Embora mais potentes, os fãs dos modelos os consideram menos atraentes que os anteriores BS e BC, por usarem um só carburador. Nessa época aparecia ainda o 124 da preparadora Abarth (leia abaixo). Continua

Abarth, a versão picante do 124
A empresa Abarth, fundada pelo austríaco Carlo Abarth e que agora chega aos Fiats nacionais através da versão de topo do Stilo, apresentava em 1972 uma versão especial do 124 Spider, a Abarth Rally ou CSA, com 995 unidades fabricadas para uso em rua.

O motor de 1,75 litro ganhava dois carburadores Weber 44 IDF e passava a 128 cv, o diferencial era autobloqueante e a suspensão traseira específica, independente. Capô e tampa do porta-malas vinham em material composto, em preto, e as portas, em liga de alumínio.

As versões para competição, naturalmente, eram bem mais picantes. Com a mesma cilindrada e cabeçote de 16 válvulas, desenvolviam 210 cv a 7.500 rpm.
A suspensão possuía duplo amortecedor em cada roda, o que exigia um pára-lama especial na traseira.

Em 1975, com um CSA, a dupla Bobo Cambiaghi/Emanuele Sanfront venceu o Campeonato Italiano de Rali, enquanto a dupla Maurizio Verini/Francesco Rossetti faturou o Campeonato Europeu. No Mundial de Rali, a Fiat ficou em segundo lugar entre os construtores.

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