Clonagem de luxo
Adaptar um De Tomaso foi a
solução da Maserati, em |
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A
instituição da clonagem de veículos, mais conhecida em inglês como badge
engineering ou engenharia de emblema, foi e ainda é comum em fabricantes
mais populares, que reduzem custos com esse expediente, mas se torna
mais rara entre marcas de prestígio. Isso não impediu que a Maserati
recorresse a tal "engenharia" durante uma das várias crises financeiras
em sua história, por meio do Kyalami. |
A base do Kyalami foi este De Tomaso, o Longchamp, lançado em 1972 com motor Ford V8 de 5,8 litros e linhas retas típicas dos anos 70 |
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Em
1974, com as dificuldades financeiras pelas quais passava a Maserati,
sua controladora — a francesa Citroën — colocou-a à venda. No ano
seguinte a empresa era assumida pela De Tomaso e pela GEPI, uma
associação do governo italiano que visava a preservar os empregos dos
funcionários. A nova dona queria revitalizar sem demora a linha Maserati
com um modelo luxuoso, de duas portas, que complementasse sua oferta de
esportivos e do sedã
Quattroporte. Retrabalhar o Longchamp — que não havia conseguido
grande êxito no mercado — pareceu a solução ideal naquele período de
verbas contidas. |
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As mudanças de Frua, como quatro faróis circulares e perfil mais baixo, deixaram o Maserati elegante e imponente, com suave toque esportivo |
Frua trabalhou bem na reestilização. A frente era o ponto de maior distinção entre os carros, com quatro faróis circulares no Kyalami em vez dos dois retangulares do Longchamp. Com 4,58 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,27 m de altura, o Maserati era também 50 mm mais longo, 20 mm mais largo e 25 mm mais baixo que o De Tomaso, além de ter pára-choques, lanternas e colunas traseiras exclusivos. Seu aspecto era imponente e refinado, com leve tempero esportivo. A distância entre eixos media 2,60 m. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 13/11/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |