O primeiro GT da Maserati
Com a série A6, a marca italiana do tridente começou |
Muito antes do Audi de
mesmo nome, houve um outro belo A6, que mudou a história da italiana
Maserati. A Segunda Guerra Mundial assolava a Europa, em 1941, quando o
primeiro esportivo da marca feito para as ruas começou a ser concebido.
As atribulações daqueles anos só permitiriam que um protótipo surgisse
cinco anos mais tarde. O Salão de Turim de 1947 foi o evento escolhido
para a apresentação oficial desse grã-turismo (GT) pioneiro da fábrica
de Viale Ciro Menotti, Modena. |
O modelo A6 1500: estilo de Pininfarina (na foto já com os faróis adotados meses após o lançamento) e um compacto motor de 1,5 litro e 65 cv |
Tal situação fazia dos
carros esporte opções mais adequadas para as competições que os
sofisticados e onerosos modelos de corrida tradicionais de um só
lugar. A Maserati optou pela classe Sports Cars por uma questão de
necessidade. Assim, surgia com o A6 a chance de os fãs do tridente
terem um modelo da marca na garagem de casa. O “A” do nome era
abreviatura de Alfieri, um dos irmãos fundadores da empresa, e o 6
representava o número de cilindros. |
Em 1951, o uso do motor de 2,0 litros e 100 cv resultava no A6G -- na foto, um modelo também desenhado por Pininfarina, e no alto, um de Zagato |
Com ignição e indução
simplificadas e um carburador Weber 36DCR no lugar de três — que
podiam ser encomendados —, o motor seria o mesmo da berlinetta
(cupê) desenhada por Pininfarina e apresentada no salão de 1947, que
também causaria sensação em Genebra no mesmo ano. O A6TR 12V tinha
comando de válvulas no cabeçote, taxa de compressão de 7,25:1 e 1.488
cm³ de cilindrada. Essa configuração rendia 65 cv a 4.700 rpm e uma
velocidade máxima por volta de 150 km/h. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 10/2/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |