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O sopro francês sobre a Itália
Embora batizado com o nome
de um vento frio e seco, o |
Quando os irmãos Maserati resolveram construir seu primeiro carro, nos
idos de 1914, tinham apenas um objetivo: vencer corridas. Só no
pós-guerra a marca do tridente passaria a produzir automóveis de rua,
decisão que se deveu a dois fatores: o primeiro era que a empresa estava
na penúria, e em 1937 os irmãos Maserati venderam a fábrica para a
família Orsi, mas como rezava uma cláusula do contrato, eles nela
trabalhariam por mais 10 anos. Com o fim do contrato os antigos donos
deixaram a marca e os Orsi resolveram fabricar automóveis de passeio,
mas sem abandonar as pistas de corrida. |
As versões cupê e Spyder (conversível) do Mistral: estilo elegante e imponente, menores dimensões e motor mais potente que o 3500 GT |
Mas uma empresa não vive apenas de um modelo, e em 1963 a marca
italiana convocou a Pininfarina para projetar dois novos carros. Um
deveria ser um autêntico GT, com estilo imponente, mas menor e mais
potente que o 3500 GT. A princípio era chamado apenas de Due Posti, ou
dois-lugares, mas seu codinome oficial era Tipo 109. Já o nome
definitivo, que seria utilizado na produção, deveria remeter à
essência do projeto. Foi escolhido Mistral, um vento forte, frio e
seco que sopra no sudoeste da França. Esse nome também iniciaria um
costume na Maserati, que batizaria outros modelos – como o
Bora e o Ghibli
– com nomes de ventos, assim como a Lamborghini utiliza nomes de
touros de briga. |
O chassi tubular era similar ao daquele modelo da Maserati, mas encurtado em 20 centímetros, pois o Mistral não tinha banco traseiro |
A mecânica do novo esportivo seguiria o padrão de seu irmão mais velho, inclusive o chassi tubular, que foi reduzido em 20 centímetros no entreeixos. A suspensão se manteve independente na frente, com braços sobrepostos e molas helicoidais; a traseira utilizava eixo rígido com molas semi-elíticas. Os freios eram a disco nas quatro rodas, fornecidos pela Girling, e os pneus eram Pirelli 205-15 em belas rodas de aro 15 pol. A carroceria era construída em alumínio, fornecida pela Maggiora. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 14/9/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |