Best Cars Web Site
Carros do Passado

O ataque do felino italiano

Mais famoso De Tomaso, o Pantera durou pouco nos
EUA, mas é ainda hoje um ícone de desempenho

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Alejandro De Tomaso nasceu em Buenos Aires em 1928. Seu pai era um influente político e sua mãe pertencia a uma das mais tradicionais famílias hispânicas que controlavam a agricultura argentina. Conta-se, aliás, que o símbolo da empresa que ele fundaria era o mesmo com que marcava os cavalos de sua criação, sendo as cores as da bandeira do país.

Ao abandonar os estudos, Alejandro sabia que se dedicaria aos automóveis para o resto da vida. Com 27 anos chegava a Modena, na Itália, para pilotar carros de competição da Maserati, em 1955 e 1956, e da Osca, nos três anos seguintes. Em 1959, porém, decidia-se pelo caminho de fundar sua própria fábrica, em Albareto, um bairro de Modena. Os primeiros carros foram protótipos para correr em Indianápolis, depois na Fórmula Júnior e na F-1, este com motor boxer de oito cilindros.

O primeiro modelo de rua da De Tomaso foi o Vallelunga, apresentado como conceito no Salão de Turim de 1963 e produzido em uma série de apenas 56 unidades

Em 1963 era apresentado no Salão de Turim o modelo de rua Vallelunga, do qual 56 seriam construídos. Três anos depois aparecia o Mangusta, fruto de uma parceria com Giorgio Giugiaro que resultaria, em 1967, na compra do estúdio Ghia -- onde o promissor projetista começara em 1965 -- por De Tomaso. O sucesso desse modelo despertou o interesse da Ford, que lhe fornecia os motores, em especial do então executivo-chefe, o carismático Lee Iacocca, levando-a a adquirir 80% das ações da empresa.

A nova dona impôs à De Tomaso a produção de um novo cupê esporte de motor central-traseiro longitudinal e dois lugares, com mecânica Ford, para enfrentar o Chevrolet Corvette e gerar tráfego nas concessionárias da divisão Lincoln-Mercury, em que seria vendido nos Estados Unidos. Denominado Pantera, o carro aparecia no Salão de Nova York em abril de 1970.

O primeiro Pantera surgia em 1970, para concorrer com o Corvette no mercado americano e movimentar as concessionárias da divisão Lincoln-Mercury da Ford

Desenhado pelo americano Tom Tjaarda -- que vinha da Ghia, mas trabalhara por quatro anos na Pininfarina, onde desenhara o Ferrari 365 California --, o Pantera seguia as tendências de estilo de seu tempo: linhas retas, faróis escamoteáveis, frente longa, traseira curta, pequena área envidraçada. O vidro traseiro, pequeno e vertical, não acompanhava a silhueta alongada das laterais. Continua

Carros do Passado - Página principal - e-mail

Data de publicação deste artigo: 14/12/02

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados