Bracq no departamento de estilo com o Classe E de 1968 (à direita; um cupê abre este artigo) e uma proposta rejeitada com faróis horizontais

Para a BMW ele fez a primeira geração dos Séries 5 (em cima), 3 e 7, o cupê Série 6 (embaixo) e o conceito Turbo (centro), de que derivou o M1

A ilustração dos picapes El Benzo (alusão ao El Camino da GM): ideias recentes de Bracq, já aposentado, com base nos Mercedes que ele fez

Para sensação de comprimento e largura, propôs que os faróis empilhados dessem lugar a conjuntos horizontais. Os diretores não aprovaram, mas o tempo provaria que era uma boa ideia. À frente da marca alemã, Bracq trabalhou ainda com o projeto de carros esporte com o motor rotativo Wankel e adotou soluções como o uso de resina para modelagem de projetos, em substituição ao gesso, pesado e frágil.

"Um dos trabalhos mais completos era com os cromados. Fazíamos de 10 a 15 seções para escolher as formas que melhor refletiam a luz. A arte do cromo é otimizar a parte que reflete a luz do céu, em detrimento daquela obscura, orientada para o chão", ele lembra. O trabalho na Mercedes foi concluído em 1967, mas há pouco tempo Paul comentou: "O dinheiro não era muito, mas havia sempre uma atmosfera dinâmica e um fantástico relacionamento de trabalho entre engenheiros e projetistas. Nenhum dos estrategistas de marketing jamais tentou influenciar nossas decisões".

Depois do fabricante alemão, o projetista voltou à França e trabalhou para a Brissonau & Lotz no desenho do TGV, o trem de alta velocidade. Criou carrocerias especiais como um carro esporte com base no BMW 1600ti, a pedido do importador norte-americano Max Hoffman, e um cupê a partir do Simca 1100. Seu talento chamou atenção de outra marca alemã de prestígio, a BMW, que o admitia em 1970 como chefe adjunto de Estilo.

Por quatro anos, Paul Brack seria responsável por vários dos modelos mais memoráveis que a BMW lançou nos anos 70. Isso incluiu o primeiro Série 5, o E12 de 1972; o Série 3 E21 de 1975; o Série 7 E23 de 1977 e o cupê Série 6 (E24), lançado em 1976 e produzido sem grandes alterações de desenho até 1989. Sedãs e cupês sofisticados de 12 cilindros foram concebidos por ele, mas nunca chegaram ao mercado, vítimas da crise do petróleo deflagrada em 1973.

Por ocasião dos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, a BMW precisava de algo especial para ganhar espaço na mídia. Seu edifício na forma de quatro cilindros havia sido concluído pouco antes e um carro esporte seria perfeito para chamar a atenção. Bracq projetou o conceito Turbo, com faróis escamoteáveis, portas do tipo "asas de gaivota" e linhas ousadas, aproveitadas em grande parte no modelo de produção M1.

Bracq tem boas lembranças também de seu período na marca de Munique: "Podia expressar minhas ideias sobre o estilo de automóveis com total liberdade, respeitando a imagem da BMW dos anos 70". Embora alguns elementos dessa imagem já estivessem na linha E3 de modelos grandes, de 1968, o primeiro Série 5, elaborado pelo francês, tratou de atualizá-los para que vigorassem por praticamente duas décadas.

O francês retornou a seu país em 1974 para trabalhar na Peugeot, serviço que manteve até 1996. Ali desenhou o interior de vários modelos de sucesso da marca, como 305, 505, 205, 405, 106, 406 e 206, e criou um modelo especial para o transporte do Papa. Também foram seus os ambientes internos de carros-conceito dos anos 80, a exemplo de Quasar, Oxia e Proxima.

Aposentado, Bracq vive hoje em Caudéran, nas cercanias de Bordeaux. Transmitiu aos filhos — Isabelle, artista, e Boris, projetista industrial — parte de seu talento, mas não abandonou os desenhos: faz pinturas abstratas e ilustrações de automóveis. Por 15 anos participou do júri de concursos de carros antigos renomados, como os de Pebble Beach, Bagatelle, Monte Carlo e Bruxelas. Nada mais justo para um francês que contribuiu para o histórico de seu país em um terreno liderado pelos italianos.



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