O requinte em série A Série 7, linha mais refinada da BMW,
há 25 anos
é um |
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A Bayerische Motoren Werke, fábrica de motores bávara
em alemão, não começou com automóveis de luxo. A BMW surgiu em 1917 produzindo propulsores aeronáuticos (seu emblema branco e azul é justamente uma hélice estilizada), passou a motocicletas em 1923 e a carros populares em 1928. Somente nos últimos anos da década de 30 é que a empresa
sediada em Munique, no sul da Alemanha, decidiu ingressar no mercado de automóveis luxuosos. |
O primeiro BMW
de alto luxo: o 335, fabricado por menos de dois anos antes da Segunda
Guerra, com motor de seis cilindros e 3,5 litros |
O primeiro BMW dessa classe foi o 335, produzido na fábrica de Eisenach apenas entre 1939 e 1940, em virtude da Segunda Guerra Mundial. Baseado no 326, mas com distância entre eixos 11 cm maior, tinha tração traseira e motor de seis cilindros em linha, 3,5 litros, comando de válvulas no bloco e 90 cv de
potência líquida. As versões sedã quatro-portas e conversível de duas e de quatro portas competiam com modelos da
Horch, Wanderer (marcas que se fundiriam com a Audi e a DKW na Auto
Union) e Mercedes-Benz. |
"Anjo
barroco": assim chamado pelas linhas com ornamentos e curvas em
excesso, o 501/502 marcou o retorno da marca a esse segmento, com
motores de seis e oito cilindros |
Uma tradição começava a se formar. Em 1968, mesmo ano em que adquiria a Hans Glas, marca alemã de carros de luxo, a BMW lançava a linha E3, iniciada com o modelo 2500. O topo da linha era o 3.3 Li, lançado em 1974, com entreeixos alongado e o motor M30 de seis cilindros em linha e 3,3 litros, dotado de injeção Bosch Jetronic-D e 200 cv -- o mesmo que, com 3,5 litros, chegaria até 1992, como veremos adiante. Em maio de 1977 a marca renovava sua oferta nesse segmento, substituindo a série E3 pela de codinome E23. |
O 3.3 Li de
1974: nas linhas e na concepção do motor de 3,3 litros, um carro bem
mais próximo dos BMWs modernos (no alto, estes modelos e as três
primeiras gerações da Série 7) |
Eram sedãs grandes, com 4,86 metros de comprimento e 2,79 entre eixos. Suas linhas seguiam os conceitos básicos dos E3, mas com formas mais retilíneas, em um estilo que apenas evoluiria nas próximas duas décadas, sem perder a identidade -- a receita de um clássico. Os ingredientes essenciais de um BMW não poderiam faltar, como os quatro faróis redondos, a grade "duplo-rim", a forma peculiar das lanternas e janelas traseiras.
Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 11/1/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |