Feroz como um tubarão
O apelido
veio do estilo, mas o desempenho foi outro |
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Os cupês são uma parte importante da história da BMW desde a década de
1930. A Bayerische Motoren Werke (Fábrica de Motores Bávara)
lançou em 1936 o primeiro deles, o 327, já com motor na configuração de
seis cilindros em linha que nunca seria abandonada. No pós-guerra a
dinastia prosseguia com o 503, de 1955, cujo V8 de 3,2 litros era o
mesmo do lendário roadster 507. Sete anos depois era a vez do
3200 CS, desenhado por Bertone e dotado do mesmo motor. |
A frente imponente, com quatro faróis e um ressalto no capô para destacar a grade, harmonizava-se com as linhas elegantes do Série 6 |
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Apesar de bem-sucedida nas pistas, a série CS estava envelhecida em
meados dos anos 70. Nos Estados Unidos, o mais importante mercado de
exportação da marca, novas leis de segurança vinham dificultando a
venda dessa linha. Eram necessários enormes e pesados pára-choques
para atender às normas de impacto, com prejuízo ao estilo. As
estreitas colunas e a ausência do pilar central já não estavam
coerentes com as necessidades de resistência em caso de capotagem.
Tudo isso foi considerado no projeto de seu sucessor. |
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A grande área envidraçada chama a atenção, assim como o recorte nos vidros laterais traseiros; a carroceria avançava em segurança em relação a seu antecessor |
Eram
amplos cupês (comprimento de 4,75 metros, entreeixos de 2,62 m) com um
estilo imponente. A frente, com os famosos quatro faróis circulares e a
grade "duplo-rim" à frente de um ressalto no capô que a destacava,
justificava o apelido de "tubarão" que alguns lhe atribuíram. A área
envidraçada e as lanternas traseiras eram amplas e, nas janelas
laterais posteriores, via-se o corte posterior em curva já característico da marca.
A estrutura previa áreas de deformação à frente e atrás em caso de
impactos, recurso ainda raro à época. Por mais de um ano a construção
das carrocerias ficou a cargo da Karmann Coach Builders, na cidade alemã
de Osnabrück, pois a BMW trabalhava no limite da capacidade produtiva
com os Séries 3 e 5. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 25/11/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |