O avião de asfalto da Bavária
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A história da Bayerische Motoren Werke -- Fábrica de Motores Bávara, ou BMW -- começa em 1916, com a fusão de dois fabricantes de Munique: a Rapp Motorenwerke e a Gustav Otto
Flugmaschinfabrik. A empresa, que dois anos depois assumia a designação conhecida hoje, dedicava-se à produção de motores aeronáuticos -- daí seu emblema azul e branco, que representa uma hélice estilizada. |
O
conceito Turbo, de 1972, fora o primeiro BMW com motor central. Essa
configuração e seu desenho frontal ressurgiram, sete anos depois, no
M1 |
Em meados da década de 70, a BMW obtinha bons resultados na disputa com a Ford no Campeonato Europeu de Carros de Turismo, com o
"Batmóvel" 3.0 CSL, mas não estava satisfeita. A empresa tinha interesse em participar do Mundial de Carros-Esporte, categoria que havia revelado carros notáveis como o Ferrari 250 GTO e o
Shelby Cobra Daytona Coupe. Só que lhe faltava um modelo apropriado. |
As linhas retas
predominavam no estilo concebido por Giugiaro. As lanternas traseiras
vieram da Série 6 e a tampa traseira, que cobria o motor e o
porta-malas, incluía uma persiana |
O carro das pistas ficou a cargo da divisão
Motorsport, mas a versão de rua era um obstáculo: o departamento não tinha capacidade para fazer os 400 veículos, sobretudo
com motor central, configuração que a BMW só havia usado até então no
carro-conceito Turbo, de 1972. A decisão final foi a de contratar a engenharia de um homem há tempos ligado aos carros-esporte: Ferruccio Lamborghini. |
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Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 9/3/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |