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Carros do Passado

Tarde demais   Para os entusiastas da BMW, o M1 foi um marco. No entanto, ele não passou à história com o mesmo prestígio de um Countach ou um Ferrari Berlinetta Boxer, por exemplo. As razões para isso começam nos três anos demandados por seu desenvolvimento: pode parecer tempo adequado a um carro de rua, mas para competição é longo demais.

A Lamborghini encarregou-se de projetar e construir o chassi tubular, do tipo treliça. Mas teve problemas financeiros, que abalaram a produção e puseram todo o projeto em risco

Passam também pela crise, quase falência, da Lamborghini logo após assinar o contrato. A BMW buscou então fornecedores alternativos para o chassi e a carroceria. Contratou duas empresas italianas: a Marchesi & C., de Modena, que construía chassis para Lancia, Maserati, De Tomaso e Lamborghini, e a T.I.R., que tinha a Ferrari como cliente. O fabricante de veículos especiais alemão Baur, parceiro de longa data, encarregou-se da montagem final.

O resultado foi positivo: o M1 logo assumiu a fama de um dos carros-esporte de maior qualidade já fabricados. Mas, para as pistas, os atrasos haviam comprometido sua carreira. Quando as 400 unidades de rua ficaram prontas, o modelo não era mais competitivo na categoria Carros-Esporte.

Clique para ampliar a imagem Somadas as versões de competição (foto) e de rua, não passam de 475 as unidades produzidas do M1, vítima de atrasos no projeto e da segunda crise do petróleo, em 1979

A solução foi empregá-lo na Procar, classe que reuniu em 1979 e 1980 pilotos de Fórmula 1 para competir entre si, com automóveis de preparação idêntica, antes das provas de F1. Niki Lauda e Nélson Piquet foram os campeões, na ordem, e trouxeram certa visibilidade ao M1 -- mas não a ponto de viabilizar o alto investimento em seu projeto.

Como se não bastasse, a segunda crise do petróleo (em 1979, seis anos após a primeira) trouxe um novo obstáculo ao sucesso dos supercarros, levando a BMW a fornecer motores para a Fórmula 1 e a focar a produção em modelos mais comportados. Entre versões de pista (57) e de rua, não mais de 475 unidades do M1 foram construídas, tornando-o um clássico entre os admiradores da marca bávara.

Ficha técnica
_ M1 de rua M1 de competição (Grupo 4)
MOTOR
Posição e cilindros central, longitudinal, 6 em linha
Comando e válv. por cilindro duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 93 x 84 mm 93,4 x 84 mm
Cilindrada 3.453 cm3 3.498 cm3
Taxa de compressão 10,5:1 ND
Potência máxima 277 cv a 6.500 rpm 470 cv a 9.000 rpm
Torque máximo 33,6 m.kgf a 5.000 rpm 39 m.kgf a 7.000 rpm
Alimentação Injeção mecânica
CÂMBIO
Marchas e tração 5, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a disco
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira braços sobrepostos
RODAS
Dianteiras e traseiras 7 x 16 pol / 8 x 16 pol ND
Pneus dianteiros e traseiros 205/55-16 / 225/50-16 ND
DIMENSÕES
Comprimento / entreeixos 4,359 m / 2,56 m
Peso 1.440 kg 1.020 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 260 km/h 310 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 5,4 s 4,5 s
ND = não disponível

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