A Ferrari e seu campo gravitacional
Acompanhe
nesta série algumas histórias, mais ou |
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Muito já foi escrito sobre a Ferrari e seu criador, o lendário
commendatore Enzo, mas existem várias histórias, relativamente pouco contadas, da influência que a marca teve sobre a indústria mundial.
Nesta série de quatro capítulos, vamos falar um pouco das mais interessantes. |
O Ferrari 156
"nariz de tubarão", campeão de Fórmula 1 em 1961: foi um
bom ano para Enzo e sua empresa |
Giotto Bizzarrini, que viria mais tarde a criar o V12 Lamborghini, desenvolver os carros de Renzo Rivolta e posteriormente criar carros com seu próprio nome, era o Gerente da Engenharia Experimental da Ferrari. Lá, foi instrumental no desenvolvimento de clássicos como o 250 California e o 250 GT SWB. Mas sua real obra-prima foi o famoso 250
GTO. |
O sensacional
ATS 2500 GT: motor de até 250 cv, peso
baixíssimo e suspensões de trabalho impecável |
Gardini era muito querido na
fábrica e sua demissão sumária causou comoção. Chiti e Bizzarrini, então, arquitetaram uma "revolta palaciana". Junto com o
gerente de competições Romolo Tavoni, ex-secretário pessoal do commendattore, decidiram procurar Enzo para exigir a readmissão imediata de Gardini. Com todas as "cabeças pensantes" da empresa juntas e respaldados pela fase de imenso sucesso, acreditavam que Ferrari teria de ceder. |
Chiti e
Bizzarrini queriam vingar-se de Enzo Ferrari, mas poucas unidades --
entre 10 a 16 -- foram produzidas do 2500 GT |
O carro era equipado com motor central traseiro (primeira vez entre os italianos), um pequeno V8 de 2,5 litros e de 200 a 250 cv, dependendo da versão. Pesava apenas 890 kg, graças a um sofisticado chassi de pequenos tubos soldados, de aço
cromo-molibidênio. Tinha geometria de suspensões perfeita, independente por duplo "A" nas quatro rodas. |
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