O primeiro de uma série de sucesso A
Série 3 da BMW teve início na geração E21, que |
A primeira geração da Bayerische Motoren Werke (BMW), ou Fábrica de Motores Bávara, a utilizar a denominação Série 3 foi a de código E21. Lançada na Europa em julho de 1975, substituía
a linha iniciada em 1961 e que tinha no 2002 sua versão de topo (leia história). Apenas a versão básica 1502 foi mantida por algum tempo, como opção econômica naquele tempo de petróleo escasso. |
No anúncio do 320i nos
EUA, a essência da |
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As versões iniciais eram designadas como 316, 318, 320 e 320i, sendo o
número 3 referente à série e os demais algarismos à cilindrada aproximada de 1,6, 1,8 e 2,0 litros, na ordem. A letra "i" representava a substituição do carburador Solex pela injeção Bosch K-Jetronic. Essa forma de designar versões permanece ainda hoje na marca, embora com diversas exceções (hoje têm-se o 320i de 2,2 litros e o 540i de 4,4 litros, por exemplo). |
Com o 323i, a
Série 3 ganhava imagem esportiva: motor de seis
cilindros e 143 cv de potência, bom comportamento dinâmico,
diversos acessórios |
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O Série 3 não era um esportivo, porém. Os motores iniciais eram todos de quatro cilindros, com potência
líquida de 90, 98, 109 e 129 cv, na mesma ordem anterior. O mais potente, o 320i, acelerava de 0 a 100 km/h em 10 s e atingia 180 km/h. No mercado americano apenas esta versão era vendida, pois a injeção facilitava atender às normas de emissões poluentes, embora os 129 cv caíssem para apenas 110. |
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