Pietro Frua em foto de 1959 e
dois de seus primeiros trabalhos: o Alfa Romeo 6C 2500 S 1946 (em cima)
e o Maserati A6G 2000 Spider 1950
O Renault Floride/Caravelle,
acima, e trabalhos para a Ghia-Aigle com base no Jaguar XK (no alto),
Lloyd (abaixo) e Alfa 1900 (abaixo à direita) |
Embora não tão conhecido quanto seus conterrâneos
Pininfarina,
Bertone,
Giugiaro ou Ghia, Pietro Frua sem
dúvida merece ser citado como um dos maiores projetistas italianos de
automóveis em todos os tempos. Sua obra se estendeu desde a década de
1930 até o início dos anos 80, compreendendo pelo menos 210 carros
diferentes.
Pietro Frua nasceu em 2 de maio de 1913 em Turim. Sua carreira
profissional começou quando se formou como desenhista técnico na Escola
da Fiat. Com a idade de 17 anos foi trabalhar como projetista assistente
no estúdio de estilo Stabilimenti Farina, também em Turim. Aos 22 anos
foi promovido a projetista chefe e, dois anos depois, alcançou um cargo
de gerência. Em 1939 tornava-se projetista independente. Frua então
projetou carros para produção em série, protótipos e exemplares
exclusivos sobre a mecânica de quase todos os principais fabricantes de
automóveis europeus e norte-americanos.
Entre os carros que Frua projetou para serem produzidos em grande
escala, o maior sucesso comercial foi o
Renault Floride/Caravelle, que chegou às ruas em total de 117.113
unidades. Uma curiosidade é que tanto Frua quanto o estúdio Ghia
defendiam ser de sua autoria o desenho desse carro, disputa que foi
terminar nos tribunais. A confusão ocorreu porque, à época, Pietro foi
por diversas vezes subcontratado pela Ghia em projetos para terceiros. A
produção do Floride foi de 1958 a 1968. Outro projeto de Frua de
razoável sucesso foi o alemão Glas 1700, produzido em 13.789 exemplares
de 1963 a 1967, tendo a produção se encerrado na Alemanha com a compra
da Glas pela BMW. Mas esse não foi o fim do belo sedã, cujos direitos de
produção foram comprados pela licenciada da BMW na África do Sul. Foi lá
produzido com os nomes de BMW 1800 SA e BMW 2000 SA, em um total
aproximado de mais 20.000 carros.
Mas com certeza os carros mais vistosos projetados por Frua foram os
grã-turismo e esporte. A atividade de desenhar carros esporte, aliás,
acompanhou praticamente toda a carreira solo do projetista, desde um dos
primeiros projetos a ele atribuídos, um Alfa
Romeo 6C 2500 conversível com desenho bastante aerodinâmico para a
época. Logo depois seguiu o projeto de um Fiat A 1100, com desenho
inspirado nos carros de competição da época. Na década de 1950, Frua
iniciou uma longa parceria com a Maserati, levando ao desenho de alguns
dos mais admirados carros da marca do tridente a partir da criação do
A6G 2000 Spider, de 1950. Nesse belíssimo conversível, a característica
mais marcante era a grade de desenho especial com um farol ao centro.
Os pequenos fabricantes italianos — conhecidos como etceterini — também
encomendavam projetos a Frua, dos quais um dos mais belos foi o Ermini
1380, um cupê de 1954. Suas linhas serviram de base para duas obras
esplêndidas para a Maserati: o A6G54, também de 1954, que tinha como
importante detalhe diferencial um defletor de ar transparente sobre o
capô, e o A6G54 Spider, de 1956, um dos primeiros carros a ter uma faixa
decorativa longitudinal no centro da tampa do motor, elemento que anos
depois se tornaria típico dos "carros musculosos" norte-americanos.
Cisitalia, Nardi e Osca estavam
entre os etceterini clientes de Frua.
Ainda nessa década, Frua foi responsável pela construção dos protótipos
do que viria a ser o cupê Volvo P1800,
desenhou carros para outras encarroçadoras italianas (como Viotti e
Savio) e realizou diversos projetos para os fabricantes de carrocerias
suíços Italsuisse e Ghia-Aigle, esta uma empresa licenciada pela italiana Ghia na
cidade de Aigle. Entre os chassis encarroçados por esta última com
desenhos de Frua estavam Chevrolet
Corvette, Jaguar XK 150
e Alfa Romeo 1900 (versão CSS),
com carrocerias cujas características de estilo apresentavam semelhanças
entre si. Ainda para a Ghia-Aigle, Frua desenhou carrocerias para
Fiat 500, Lloyd Alexander e
Austin-Healey Sprite, esta de material
plástico.
Continua
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