Um sapo para divertir
Apelidado de Frogeye em seu
primeiro modelo, o Sprite da |
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Austin-Healey surgiu em 1952 como uma associação de Leonard Lord,
responsável pela divisão Austin da BMC (British Motor Corporation), e o
engenheiro e projetista de automóveis Donald Healey. Dos 20 anos que
essa parceria durou, um dos modelos mais famosos foi o Sprite, um
roadster dentro do puro espírito dos carros esporte ingleses —
pequeno, simples, acessível. |
Os grandes faróis no topo do capô, que deveriam ser retráteis pelo projeto inicial, renderam ao Sprite o apelido de "olhos de sapo" ou de inseto, conforme o mercado em que fosse vendido |
Sua primeira série ficou conhecida como Frogeye (olhos de sapo) no
Reino Unido e Bugeye (olhos de inseto) nos Estados Unidos, por causa
dos grandes faróis em posição elevada. Conta-se que a intenção era
fazê-los retráteis, com um mecanismo que os rebatesse quando fora de
uso, mas a limitação de despesas fez com que acabassem fixos. O capô
e os pára-lamas dianteiros formavam uma só peça, que se erguia para
acesso ao motor. Não havia pára-choque traseiro e o dianteiro era
opcional. |
A simplicidade estava em todo o carro: portas sem maçanetas, interior com piso emborrachado, pára-choque dianteiro opcional, acesso ao porta-malas só pelo interior do veículo |
O motor do Sprite vinha dos modelos Austin A35 e Morris Minor, com quatro cilindros em linha, comando de válvulas no bloco e 948 cm³. Com a aplicação de dois carburadores SU, sua potência passava dos 37 cv do Minor para 43 cv a 5.500 rpm e o torque máximo chegava a 7,2 m.kgf a 3.000 rpm. Certamente não era muito — acelerar de 0 a 100 km/h levava 21 segundos e a velocidade máxima ficava em 125 km/h —, mas o bastante para divertir porque o peso do carro ficava em 660 kg. Com um consumo contido, o tanque de 27 litros era suficiente para os passeios. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 23/1/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |