Também tomadas emprestadas daqueles modelos, a suspensão era independente à frente (com molas helicoidais) e por eixo rígido atrás, com feixe de molas do tipo quarto de elipse. O Sprite usava um câmbio de quatro marchas (a primeira não sincronizada) e tração traseira. O conjunto era bastante eficiente, com um comportamento em curvas acessível a qualquer motorista, direção precisa (com caixa de pinhão e cremalheira) e fácil manutenção. |
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Uma frente mais convencional vinha na segunda série (Mark II), em 1961; o motor original de 948 cm3 permanecia por mais um ano, sendo então trocado por um de 1.098 cm3 |
Foram feitas 49 mil unidades até abril de 1961, a maioria exportada
aos EUA. Com a chegada da segunda série — chamada de Mark II, dentro
do padrão de identificação comum entre os ingleses — alguns
"refinamentos" eram acrescentados, como pára-choque traseiro e tampa
para acesso ao porta-malas. Os faróis vinham em posição mais
convencional nos pára-lamas e, atrás, as lanternas eram as mesmas do
MG B. Embora perdesse em identidade, o
roadster estava mais bonito. |
O Sprite Mark III, de 1964, ganhava conveniência com maçanetas, janelas descendentes e melhor acabamento; a suspensão traseira evoluía para melhorar a estabilidade |
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Essa série foi vendida também como MG Midget, com acabamento e preço
um pouco superiores, e produzida na Itália pela Innocenti, com
estilo refeito pelo estúdio Ghia e o nome Innocenti 950 (depois
1100) Spider. |
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Lançado junto da segunda série do Sprite, o MG Midget sobreviveu a ele: foi produzido até 1979 (oito anos a mais que o Austin), tendo recebido em 1975 um motor de 1.498 cm3 |
A
última série (Mark IV para o Sprite, Mark III para o Midget),
apresentada em 1966, marcava a adoção do motor de 1.275 cm³ da série
A, com 65 cv a 5.800 rpm e 10 m.kgf a 3.000 rpm. Era o mesmo usado
no Mini Cooper S, mas com 9 cv
a menos que no famoso carrinho inglês. A máxima passava a 150 km/h e
bastavam 14 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Além de alterações
estéticas, o roadster recebia uma capota retrátil fixada à
carroceria, em vez da antiga removível. |
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