O roadster da moçada Simples,
descontraído e acessível, o MG B foi um |
A Morris Garage surgiu em 1923 na cidade de Oxford, na Inglaterra. Nela trabalhava Cecil Kimber, que mais tarde, em 1929, começava a produção em série de automóveis de
dois lugares e carroceria aberta: o MG, que se tornaria conhecido nos quatro cantos do mundo pela agilidade, leveza e simplicidade. Em 1933 o famoso e espetacular piloto italiano Tazio Nuvolari
vencia, com um modelo da marca, a famosa corrida Tourist Trophy na Ilha de Man, na Inglaterra. |
O MG B de 1964, um dos
primeiros modelos: linhas desenhadas por Pininfarina, os detalhes
requintados típicos dos carros ingleses e um charme a que mais de 500
mil não puderam resistir |
De linhas arredondadas, originárias da casa italiana Pininfarina, o
roadster era atraente. Pequenino, media 3,89 metros de comprimento, 1,25 de altura e pesava apenas 870 kg. Passava a impressão de ser frágil, pois tinha uma carroceria baixa com um pára-brisa que parecia estar cravado nela, um vidro estreito, baixo e com um reforço central cromado. A peça dava um certo charme. Os ocupantes, apenas dois, se de maior estatura sentiam-se um pouco desprotegidos. Quando necessário, era colocada a capota desmontável. |
Em 1970
(esquerda) ou 1980, o bom humor na publicidade: "construído pelo
maravilhoso Por dentro a posição de dirigir não era das melhores. Havia lugar para pernas mais longas, mas o volante com aro de baquelita e três raios com fios metálicos não estava muito distante do tórax. Caso a capota estivesse montada, algum contorcionismo era necessário
-- era melhor entrar escorregando. Mas o prazer era estar sem ela e com os vidros das portas levantados.
Era um carrinho ótimo para um casal "fugir" no fim de semana, um esportivo acessível para o público jovem que não tinha grande poder aquisitivo. |
Dois lugares, tração
traseira, pequeno pára-brisa: um típico roadster. O motor
de 1,8 litro e 95 cv permitia bom desempenho ao leve carro de 870 kg |
Os freios, a disco na dianteira, eram da marca Lockheed, e os pneus 5,60 x 14. Embora estreitos como os do Fusca, o comportamento era muito bom em curvas, chegando a ser sobresterçante (saindo de traseira), bem ao gosto dos mais habilidosos. Nas retas não sofria com ventos laterais e era muito firme. Continua |
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