O show do milhão Barato,
simples e econômico, o Morris Minor |
O ano de 1948 foi de grande importância para o mercado automobilístico inglês. Era realizado em Londres o primeiro Salão do Automóvel na Inglaterra após a Segunda Guerra Mundial. Se o grande destaque foi o
Jaguar XK 120, um carro de sonho, também era apresentado um pequeno Morris, que estabeleceria um recorde de vendas no país e se tornaria um dos maiores sucessos da indústria britânica. |
Apesar do motor antigo e da
simplicidade, o Minor foi inovador na estrutura monobloco e
surpreendeu pela eficiência da suspensão dianteira e da direção |
![]() |
Em um país abalado pela guerra, o que a população precisava era de um carro barato, simples e econômico. E o Morris Minor foi esse carro. Fora projetado por sir Alec Issigonis,
grego de nascimento, o mesmo que anos mais tarde se tornaria célebre ao projetar o
Austin Mini. O projeto do Minor
data de 1943, quando foram feitos os primeiros protótipos. Detalhe curioso é que o carro deveria se chamar Mosquito, mas várias outras fábricas reivindicavam
direitos sobre o nome. |
![]() |
Bem motorizado,
economicamente: o anúncio diz tudo sobre o pequeno carro popular
inglês. Os faróis mais altos substituíram os modestos anteriores
(foto acima) em 1950 |
Mesmo com pouca potência, cerca de 28 cv, era confortável de dirigir devido à maciez da suspensão dianteira independente,
com barras de torção (na traseira era de eixo rígido com molas
semi-elíticas), e à direção de pinhão e cremalheira. O piloto
inglês Stirling Moss teria perdido sua carteira de habilitação por
um mês, ao ser flagrado divertindo-se em curvas com um desses
carrinhos. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 19/3/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |