O SS1, primeiro modelo da
Standard Swallow, que se tornaria a Jaguar
O motor XK, com duplo comando e
câmaras hemisféricas, precedeu ao carro: foi para servir de demonstração
que a Jaguar desenhou o 120 |
No
mundo do automóvel não é fácil fazer um carro tornar-se uma lenda, um
veículo que seja lembrado através dos tempos. Que, anos após sua
produção, ainda desperte admiração e arranque suspiros por onde passe.
Que sempre faça papel de destaque em seriados, novelas ou filmes. Esse
prestígio de referência de uma época foi atingido por alguns modelos de
uma empresa inglesa que se destacou desde o início de sua produção, em
Blackpool, entre 1922 e 1923.
Era a Swallow (andorinha em inglês) Sidecar Company, fundada por Willian Lyons e Willian
Walmesly. No início ela se dedicava à construção de sidecars para
motocicletas. Logo em 1926 já fazia carrocerias esportivas para o chassi
do Austin Seven e de outros fabricantes, como Morris e Wolseley. Então o
nome da empresa ganhou corpo: The Swallow Sidecar and Coachbuilding
Company. Em 1928 a fábrica foi mudada para Foleshill e trocou o nome
para Swallow Coachbuilding Company. A mudança de ares trouxe melhores
contatos com fabricantes de motores e chassis e o início de um longo
relacionamento com a Standard Motor Company, de Coventry.
Começou então a produzir automóveis muito interessantes.
O primeiro a fazer sucesso foi o SS1, que vendeu 777 exemplares. Era
equipado com motor de seis cilindros e 2,1 litros da marca Standard, que fornecia para várias empresas.
O modelo SS2 de menor cilindrada (1,1 a 1,6 itro) foi produzido até 1936, mas Lyons não
estava satisfeito com seu desempenho. Por este motivo entraria na
empresa Harry Weslake, que desenharia um novo comando de válvulas no
cabeçote para o motor Standard e o deixaria com muito mais fôlego. O seis-cilindros em linha de 2,5 litros saltava assim de 70 para 105 cv.
Weslake não era funcionário da casa, mas um consultor
competente.
Em 1935 a empresa passava a se chamar SS Cars. Lyons promoveu a nova
linha de automóveis com novos motores e a marca SS Jaguar (Jaguar era a
marca de um motor aeronáutico fabricado pela Armstrong Siddeley e foi
cedida para a SS Cars). Os primeiros carros foram o SS Jaguar 1.5 Litre
e o 2.5 Litre, mas o sucesso viria com o SS Jaguar 100, um belo roadster
de bom desempenho para a época. Causou sensação, mas apenas 314
exemplares foram construídos. Em 1937 a empresa alcançava prestígio no
mercado e consolidava a imagem de desempenho esportivo. A proposta da empresa era
associar conforto e esportividade.
Um cupê fechado foi construído em 1938 em modelo único, com linhas muito
curvas, capô longo, duas portas, pára-brisa de uma só peça e rodas
traseiras carenadas. Foi apresentado no Salão de Earls Court, onde
causou impacto. Serviria de inspiração para um modelo futuro.
Como a maioria das empresas européias, durante o confronto que abalou o
Velho Continente entre 1939 e 1945 as instalações da SS serviram para
fins bélicos. Mesmo com essa prioridade, havia trabalhos em um novo
motor e um sedã de luxo.
O motor teria de ser robusto, confiável,
ter alto desempenho e até ser agradável aos olhos. Por questão de
custos, a intenção era uma unidade de quatro cilindros, mas não
estava descartada uma com seis cilindros em linha ou mesmo um V8.
Junto com Harry Weslake, especialista em cabeçotes, estavam Walter
Hassan, Claude Baily e William Heynes, este o coordenador da brilhante
equipe. O primeiro esboço foi codificado de XA. O “X” era alusivo a
Experimental e a outra letra respeitava a ordem alfabética. Várias
maquetes foram concebidas.
Continua
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